Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

14 atletas gaúchos conseguem vaga para os Jogos Escolares da Juventude

Vagas vieram durante os Jergs, disputados na pista atlética da Unisinos

Publicação:

Competição reuniu o futuro do atletismo gaúcho
Competição reuniu o futuro do atletismo gaúcho - Foto: Rodrigo Rodrigues/divulgação
Por Renato Gava

Quatorze atletas gaúchos, entre 12 e 14 anos, conseguiram índices para os Jogos Escolares da Juventude, a serem realizados em setembro, na cidade de Curitiba. Eles obtiveram suas marcas durante a parte de atletismo dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), que terminaram sábado na pista da Unisinos, em São Leopoldo. A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Isadora Sorriano, de Novo Hamburgo, foi a única a se classificar para duas provas: os 75 e 20 metros rasos. De Porto Alegre, destaque para as gêmeas Nathaly e Nathiely Pinto Midon, que vão representar o Estado, respectivamente, nas provas de salto em altura e arremesso de peso. Ao todo, serão 12 municípios representados. 

Gêmeas Nathaly e Nathiely se classificaram em provas diferentes
Gêmeas Nathaly e Nathiely se classificaram em provas diferentes - Foto: Rodrigo Rodrigues/divulgação

Cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e dirigentes, estiveram na pista da Unisinos nos dois dias de provas (18 e 19/8). "Foi uma das melhores competições de atletismo dos Jergs que presenciei nos últimos tempos. Tanto que classificamos vários atletas para os Jogos da Juventude", disse Francisco Lemes de Menezes, assessor pedagógico da 2ª CRE e professor de Educação Física na universidade Feevale, de Novo Hamburgo. "Mérito também dos professores. Agora, todos têm cerca de um mês para treinar e chegar na competição nacional da ponta dos cascos", avaliou o professor.

Confira o quadro com os classificados para os Jogos da Juventude

Seduc
Seduc - Foto: Seduc

"Conversei com técnicos que estiveram em outras edições dos Jogos da Juventude e todos disseram que, pelos índices, há vários alunos com boas chances de medalha", reforçou a assessora de Esporte Educacional da Seduc, professora Danusa Zanella.

Parajergs

Pela primeira vez, paralelamente ao evento, a Seduc realizou o Parajergs, competição que reúne competidores com deficiência. "
A gente tinha um pouco de receio, pois era algo novo para nós, mas o pessoa que já trabalha no setor nos auxiliou e nos tranquilizou. Foi muito emocionante", continuou Zanella. "Para esses atletas, com certeza vale mais a competição do que qualquer resultado, eles vibram mais que qualquer outro aluno. Tem alguns que até dormem com a medalha", revelou.

Confira mais fotos da competição

Secretaria da Educação