Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

2° CRE promove formação para Escolas do Campo

Evento realizado na última quarta-feira (12) debateu o tema “Educação do Campo, Currículo e Diversidade"

Publicação:

scola Marquês do Herval foi a sede do encontro de formação das Escolas do Campo
Escola Marquês do Herval foi a sede do encontro de formação das Escolas do Campo - Foto: 2° CRE
Por 2° CRE

Com o objetivo de contribuir na construção de projetos educativos que dialoguem e valorizem os saberes socioculturais da área rural, a 2° Coordenadoria Regional de Educação realizou, na última quarta-feira (12), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marquês do Herval, no município de Feliz, uma capacitação para as Escolas do Campo com o tema “Educação do Campo, Currículo e Diversidade".

Estiveram presentes na ocasião, a coordenadora da 2° CRE, Helenise Ávila Juchem, a assessora do Campo, Ledyane Lucena, e os representantes da Emater/RS Elisângela Froehlich e Luís Bohn.

Escolas do Campo

A Educação do Campo envolve diversos níveis e modalidades de ensino, possui legislação própria e está vinculada a um projeto de desenvolvimento sustentável, articulado com outras instituições ligadas ao meio rural. O objetivo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação, contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural.

Segundo o Decreto n° 7.352, Escola do Campo é aquela situada em área rural (IBGE) ou em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo.

Dados do Censo Escolar de 2015 apontam que das 2,5 mil escolas da Rede Estadual 657 são identificadas como Escolas do Campo/Rurais. Entre elas estão 90 escolas indígenas e 35 escolas de assentamentos.

Secretaria da Educação