2ª Mostra Regional de Projetos premia alunos em Santa Cruz do Sul

Apesar de não estimular a competição, a mostra elegeu os 17 melhores trabalhos

Comissão avaliadora passou por curso de capacitação
Comissão avaliadora passou por curso de capacitação - Foto: NTE Santa Cruz
Por Tayná Schultz

Escolas das sete cidade-polo da região de Santa Cruz do Sul receberam na semana passada o certificado e as medalhas na 2ª Mostra Regional de Projetos, que ocorreu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O evento é uma parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio da ONG Foco Empreendedor SCS, a qual buscou subsídios junto a empresas para fornecer a infraestrutura.

O tema este ano foi “Empreendedorismo Voltado à Educação”, no qual as 99 escolas dos 18 municípios de abrangência da 6ª CRE, com alunos do primário até o ensino médio, elaboram projetos inovadores e passaram por processos de seleção internos – participaram ainda escolas da rede municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul.  Depois desta etapa, os projetos passaram pela seleção dos polos de educação, que são as sete cidades-chave que reúnem os trabalhos: Sobradinho, Rio Pardo, Candelária, Encruzilhada, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Boqueirão do Leão.

Durante todo o ano, o NTE ministra o curso Elaboração de Projetos e Educomunicação, de 40 horas, nestas cidades-polo a fim de capacitar os professores. As professoras Mariluci Trinks, Graziela Lazzari e Lene Rossarola defenderam a metodologia de projetos e a temática do empreendedorismo voltado à educação.

Coordenadora da NTE, a professora Lenir Maria Rossarola reconhece o crescimento do evento e a espera deste pelos alunos e comunidade escolar. “Os alunos ficam eufóricos, querem mostrar apropriação das ideias e buscam reconhecimento. Através da premiação, conseguimos dar isso a eles e envolver toda a comunidade escolar neste evento que ainda vem crescendo”, disse.

Curso paralelo

Os professores jurados recebem outro curso paralelo de 20 horas de capacitação. Os professores cursistas, os coordenadores pedagógicos e os supervisores escolares, depois de orientarem pesquisas e de acompanharem a construção de projetos e o desenrolar dos trabalhos de seus alunos, aceitaram compartilhar conhecimentos. Eles trouxeram projetos produzidos em suas escolas e seus alunos para fazerem uma exposição de verdadeiros talentos. Reaproveitamento de lixo eletrônico, reutilização da água, carregador de celular sustentável e até incentivo à alimentação saudável estiveram entre os trabalhos apresentados.

O evento contou com a ajuda da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, de  Venâncio Aires, que garantiu almoço aos participantes e trouxe a Rádio Wolfram para fazer a cobertura do evento.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, e a coordenadora pedagógica Helena Gassen Etges recepcionaram as escolas e os gestores, agradecendo a todos por prestigiarem um momento tão importante para a educação. O evento contou ainda com a participação da assessora de Tecnologia Educacional do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Alcione Ethur.