24ª CRE apresentará mostra de vídeos em seminário de inclusão digital

Evento este ano espera envolver 150 alunos
Evento este ano espera envolver 150 alunos - Foto: Patricia Vargas 24ª CRE
Por SEDUC

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, apresentará relato sobre a trajetória de 10 anos de realização da Mostra de Vídeos Educacionais, durante o 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), que ocorrerá em Passo Fundo, de 7 a 9 de maio. Será um relato que vai prestar homenagem e promover a trajetória da Mostra, evento que vem se tornando referência na produção de curtas nas escolas como metodologia de inclusão das tecnologias na sala de aula.

Em 2018, a Mostra de Vídeos Educacionais será aberta com um curta que fará uma retrospectiva em comemoração aos 10 anos do evento. O evento ocorre no final do ano, em uma sala de cinema do Cine Via Sete, em Cachoeira do Sul, já com previsão para novembro. De acordo com as edições anteriores, a mostra não terá caráter competitivo.

Conforme o formador referência do NTE, professor Nilzo Paulo Dias Machado, desde 2009 a 24ª CRE incentiva e promove nas escolas formações para o uso da mídia vídeo no processo educacional. “Esse trabalho culmina anualmente com a apresentação de vídeos produzidos pelas escolas em uma mostra regional, no cinema de Cachoeira do Sul”, explicou.

A Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Prestes, confirmou a adesão crescente de alunos ao projeto ao longo destes 10 anos, e espera envolver entre 150 e 180 alunos de escolas estaduais nas produções deste ano e o mesmo público na plateia da sala do Cine Via Sete, onde os curtas serão exibidos. “É um sucesso e como atividade escolar, é interdisciplinar, promovendo além de todos os benefícios, aprendizado, ” disse a Coordenadora.

Em novembro de 2018, a Mostra de Vídeos chegará à 10ª edição. “Entendemos ser importante compartilhar nossas experiências, as dificuldades encontradas, os avanços tecnológicos experimentados e a participação e envolvimento das escolas, alunos e professores”, avalia Machado.

O Senid é realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura Municipal. O NTE da 7ª CRE, com sede naquele município, está entre os apoiadores do evento e articula a participação dos demais núcleos do estado no evento. O encontro dos NTEs faz parte, inclusive, da programação do Senid.

O Senid

O Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid) ocorre em Passo Fundo,  a cada dois anos, e chega à quinta edição em 2018. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas instituições.  O objetivo do evento é divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital.

Em 2018, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Cultura Digital na Educação!”.  Tal temática nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial - como a escola e a universidade - impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos.