Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

24° CRE capacita professores na cidade de Paraíso

Capacitação para o uso de aplicativos educacionais em celulares ocorre nesta terça-feira (20)

Publicação:

Projeto começou em março de 2016
Projeto começou em março de 2016
Por Diego da Costa

Com o objetivo de modernizar as ferramentas educacionais e criar uma cultura digital que potencialize ainda mais a relação entre alunos e professores, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoverá, nesta terça-feira (20), às 10h, em Paraíso do Sul, a oficina Google for Education. A capacitação irá ocorrer na Escola Estadual Presidente Afonso Pena, contemplando também os profissionais da Escola Estadual Maria Ilha Baisch, da cidade de Dona Francisca.

 O projeto desenvolvido pela 24° CRE é uma continuidade do convênio celebrado pela Secretaria de Estado da Educação em 2016, para a execução do projeto “SEDUC/RS: Google Apps for Education”. O acordo pretende promover o incentivo, a inserção, e o uso de aplicações de tecnologias digitais da informação e comunicação nos contextos escolares.

Segundo a assessora de Tecnologia Digital, do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Maria Beatriz Andrade, a ideia é criar práticas educativas cotidianas com o compartilhamento de dados entre professores, gestores e alunos. “As tecnologias digitais têm papel significativo na transformação dos processos educativos e o uso destas plataformas nos celulares irá valorizar e promover a construção do conhecimento, das diferentes áreas na nossa rede estadual”, explica.

 Conforme o Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da 24° CRE, professor Nilzo Paulo Dias Machado, o objetivo é instrumentalizar os docentes para o uso dos aplicativos do Google e, em especial, no uso do App Classroom (sala de aula digital). “Durante a oficina, será fornecida a conta de e-mail individual de cada professor com o domínio Educar, que possibilita o acesso a todos os apps do Google, de forma ilimitada. A partir disso, se torna possível ampliar as opções e as oportunidades de formação nas escolas”, afirma.

 SEDUC/RS: Google Apps for Education

Em março de 2016, a Secretaria de Estado da Educação celebrou convênio para execução do projeto SEDUC/RS: Google Apps for Education, no qual se pretende promover o incentivo, a inserção, e o uso de suas aplicações de tecnologias digitais da informação e comunicação nos contextos escolares.

Com vistas a ampliar as opções de ferramentas, o uso de contas Google Apps for Education possibilita o acesso a uma conta Google profissional que pode ser compartilhada por toda a escola, incluindo acesso ao aplicativo Classroom; E-mail profissional com domínio próprio da SEDUC (@educar.rs.gov.br); armazenamento adicional ao Gmail e ao Drive; acesso compartilhado a aplicações como Google Agenda, Documentos Google, Google Drive, entre outros.

Secretaria da Educação