24ª CRE realiza formação para Programa Mais Alfabetização

Setor de transporte da coordenadoria realiza georreferenciamento de alunos

Lançamento do Programa Mais Alfabetização
Lançamento do Programa Mais Alfabetização - Foto: 24ª CRE/Divulgação
Por 24ª CRE

Diretores e supervisores de 33 escolas da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram, nesta sexta-feira (15), da formação de lançamento do Programa Mais Alfabetização na região. O evento ocorreu no salão de atos da Coordenadoria, com abertura pela coordenadora Julieta Prestes.

O Mais Alfabetização, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem a finalidade de fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental.

A assessora pedagógica do programa na 24ª CRE, Elaine Beatriz Dalcin, explicou que as 33 escolas que aderiram ao Mais Alfabetização terão a presença de um assistente de alfabetização para trabalhar junto ao professor alfabetizador, seguindo seu planejamento, por um período de cinco ou dez horas semanais. "Esses profissionais ajudarão nas dificuldades de alfabetização das crianças", completou.

O apoio do Programa Mais Alfabetização às escolas também ocorrerá com a disponibilização de avaliações diagnósticas e formativas que permitem o monitoramento processual da aprendizagem, um sistema de controle das ações do programa e formação continuada do professor alfabetizador, do assistente de alfabetização e das equipes de gestão escolares, além de material de apoio didático-pedagógico às escolas.

Setor de Transporte
Setor de Transporte - Foto: 24ª CRE/Divulgação

O Setor de Transporte Escolar da 24ª CRE) está fazendo o georreferenciamento dos alunos atendidos pelo serviço em Cachoeira do Sul. A equipe do setor, formada por Rejane Lima e Indaer Silveira, está localizando, na zona rural, as coordenadas geográficas do ponto de acesso ao transporte referente a cada um dos 607 alunos atendidos, com a utilização de aplicativo digital. Nesta semana, elas estiveram na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Três Vendas.
O objetivo, conforme as integrantes do setor, é gerenciar melhor e otimizar as rotas do transporte escolar público. Os dados de geolocalização são lançados no novo software de gestão do transporte escolar disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O trabalho está ocorrendo em todo o Estado, e o georreferenciamento serve como parâmetro para novos contratos – conforme Rejane e Indaer, também para aditivos aos que já estão em vigência.
Nos outros 10 municípios da região da 24ª CRE, o transporte escolar é garantido pelas prefeituras municipais, através de convênio com o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate).
Nestes, o georreferenciamento fica a cargo dos próprios municípios, que também fazem a inserção no sistema. A 24ª CRE apoia a ação nos municípios, orientando sobre o processo, que teve início com capacitação oferecida pela Seduc em 2017. Em toda a região, 2.757 alunos da rede estadual são atendidos pelo transporte escolar.