3° CRE debate ações estratégicas para cultura da paz nas escolas

Evento ocorreu na última sexta-feira (15) e contou com a presença de mais de 200 pessoas

Evento contou com a presença de educadores, alunos e representantes do Poder Judiciário - Foto: Gisele Feraboli – Jornal A Hora
Por Gisele Feraboli/Jornal A Hora – Edição: Seduc

A 3ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) em conjunto com o Ministério Público Estadual realizou, na última sexta-feira (15), seu 3º Encontro das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O evento realizado no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado, contou com o público de mais de 200 pessoas entre educadores, alunos e representantes do Poder Judiciário.

Com o tema “A Cultura da Paz pede passagem”, o encontro teve como objetivo principal a socialização das ações realizadas pelo programa nas escolas estaduais pertencentes à 3ª CRE, bem como incentivar a cultura da paz nas relações entre professores-alunos e alunos-professores.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o promotor de Justiça do município, Sérgio Dienfenbach; o vice-reitor do Centro Universitário Univates, Carlos Cyrne; o deputado estadual Edson Brum; a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro e a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, autora da Lei Estadual que instituiu a Cipave em 2012, enquanto exerceu o mandato de deputada estadual.

A programação contou ainda com os palestrantes e juízes de Direito João Batista Costa Saraiva e Leoberto Brancher, que abordaram respectivamente os temas “A criança e o adolescente como sujeito de Direito” e “Justiça Restaurativa”.

Conforme a Coordenadora da 3° CRE, Greicy Weschenfelder, o programa Cipave tem contribuído para a diminuição do bullying e dos casos de danos ao patrimônio público. “Com este evento percebemos a consolidação do programa em nossa região, iremos perseguir a humanização e a cultura da paz em nossas escolas” conclui.

Durante o dia, banners e projetos ficaram expostos no saguão do auditório mostrando as boas práticas realizadas pelas escolas, bem como relatos dos alunos e professores que trabalharam a proposta dos Círculos da Paz, que muito têm contribuído para o ambiente escolar.