Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

36ª CRE realiza capacitação para o Censo Escolar

Publicação:

Formação registrou participação das SMEDs
Formação registrou participação das SMEDs - Foto: Divulgação/36ª CRE

A 36° Coordenadoria Regional de Educação, realizou na última segunda-feira (12), um curso de formação do Censo Escolar da Educação Básica 2017. A atividade realizada no auditório da sede da 36° CRE foi organizada e orientada pelas assessoras do Censo Escolar Shirley Maria Holz Eberhardt e Nair Rosangela Konzen, com a participação das secretárias e diretoras das escolas estaduais, além das equipes das Secretarias Municipais de Educação da região.

A orientação dos profissionais ocorreu através da apresentação das funcionalidades operacionais para a realização do preenchimento dos quatro formulários que constituem o sistema: escola, turma, aluno e profissional escolar em sala de aula.

Censo Escolar 2017

Conforme estabelecido pela Portaria Inep nº 269/17, começou no último dia 31 de maio, em todo o país, o período de coleta, digitação e exportação dos dados escolares para o Censo Escolar da Educação Básica de 2017. Diretores ou responsáveis pelo sistema educacional informatizado das instituições de ensino têm até o dia 31 de junho para o encaminhamento das informações. 

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro da área. É coordenado pelo Inep, órgão vinculado ao MEC, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Ele abrange pelas diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Trata-se, também, de uma ferramenta indispensável para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Secretaria da Educação