Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

36ª CRE promove formação para escolas em tempo integral

Encontro do Ciclo de Estudos das Escolas em Tempo Integral ocorreu na última quinta-feira (20)

Publicação:

Raquel
Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto foi a sede do encontro - Foto: 36° CRE/ Vania Simon de Miranda
Por 36° CRE

O I Encontro do Ciclo de Estudos das Escolas em Tempo Integral para os Professores da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, ocorreu na manhã da última quinta-feira (20), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto, com a presença de aproximadamente 50 professores e funcionários das escolas Luiz Fogliatto e Colégio Catuípe.

A formação foi ministrada pela professora da Escola de Idiomas Hey Peppers, Suzan Pause, que realizou um workshop sobre Inteligências Múltiplas aplicadas na Educação, abordando a teoria das Inteligências Múltiplas estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única.

Segundo a professora Suzan Pause, Gardner propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências causando um forte impacto na área educacional com sua teoria.

Na oportunidade, as assessoras pedagógicas, Ana Maria Lemos Rolim e Raquel de Souza Bortoli, destacaram que os professores puderam conhecer as nove inteligências verificando que a aprendizagem se dá de inúmeras maneiras, sendo importante tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está propondo situações de aprendizagem, e as melhores estratégias partem da resolução de problemas. Ressaltaram ainda, que a proposta da educação em tempo integral é um meio de oportunizar a criança tempo e espaço para desenvolver suas múltiplas inteligências.

 

Secretaria da Educação