36ª CRE promove formação para escolas em tempo integral
Encontro do Ciclo de Estudos das Escolas em Tempo Integral ocorreu na última quinta-feira (20)
Publicação:
O I Encontro do Ciclo de Estudos das Escolas em Tempo Integral para os Professores da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, ocorreu na manhã da última quinta-feira (20), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto, com a presença de aproximadamente 50 professores e funcionários das escolas Luiz Fogliatto e Colégio Catuípe.
A formação foi ministrada pela professora da Escola de Idiomas Hey Peppers, Suzan Pause, que realizou um workshop sobre Inteligências Múltiplas aplicadas na Educação, abordando a teoria das Inteligências Múltiplas estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única.
Segundo a professora Suzan Pause, Gardner propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências causando um forte impacto na área educacional com sua teoria.
Na oportunidade, as assessoras pedagógicas, Ana Maria Lemos Rolim e Raquel de Souza Bortoli, destacaram que os professores puderam conhecer as nove inteligências verificando que a aprendizagem se dá de inúmeras maneiras, sendo importante tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está propondo situações de aprendizagem, e as melhores estratégias partem da resolução de problemas. Ressaltaram ainda, que a proposta da educação em tempo integral é um meio de oportunizar a criança tempo e espaço para desenvolver suas múltiplas inteligências.