36ª CRE promove formação para professores das Escolas do Campo

61248bb0 a46c 42a9 9700 f504e0f9e646
61248bb0 a46c 42a9 9700 f504e0f9e646 - Foto: 36ª CRE
Por 36ª CRE / Seduc

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou este mês a última etapa do encontro dos Grupos de Estudo Regionalizados das Escolas do Campo. Juntamente com o projeto de Formação Continuada, que iniciou no dia 25 de abril, reunindo escolas pelas proximidades geográficas. O evento foi destinado ao trabalho de retomada da Proposta Pedagógica das Escolas e à análise do currículo das Escolas do Campo, propondo o estudo a partir daBase Nacional Comum Curricular (BNCC), reestabelecendocompetências, habilidades e os conhecimentosque se espera que todos os estudantes desenvolvam no Ensino Fundamental na relação com os princípios apontados pelas Diretrizes Curriculares propostas pelo CEEd na Resolução nº 342/2018.

A coordenadora de aprendizagem na 36ª CRE, professora Solange Moraes, comentou que foram quatro dias de estudo e planejamento, nos quais algumas escolas puderam mostrar seus projetos pedagógicos e posteriormente, cada uma fez um resgate histórico de sua caminhada pedagógica dos últimos anos.

Assessores das Escolas do Campo, Ana Maria Lemos Rolim e Airton Jesus Amorim destacaram que nos encontros foi visível o compromisso do coletivo de professores com o processo educativo voltado para as crianças e adolescentes do campo, com o propósito de uma educação de qualidade no “campo para o campo”.

Ana Rolim também acrescentou que os próximos encontros dos Grupos de Estudo Regionalizados das Escolas do Campo serão realizados no mês de agosto em forma de Seminário, com a apresentação das “Vivências da Proposta Pedagógica das Escolas do Campo”.

Na ocasião, foi apresentado o curso de formação com modalidade EAD, promovido pela Seduc, em parceira com 36ª CRE. O curso terá início no mês de junho, tem como finalidade ressaltar a importância da Educação do Campo e é voltado também para aspectos sobre Educação Ambiental