4ª CRE promove Formação Continuada para professores de três coordenadorias

Evento ocorreu nas dependências da Universidade de Caxias do Sul

Participantes visitaram escolas do campo e casas de agricultores
Participantes visitaram escolas do campo e casas de agricultores - Foto: Seduc
Por Seduc

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou na semana passada, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul, uma Formação Continuada para professores das escolas de campo. O evento contou também com a participação de professores das CREs 16 e 23 e proporcionou a participação em oficinas e palestras envolvendo diversas temáticas, como Água, Solo, Agroecologia, Alimentação e Prevenção da Saúde, escolhidas de acordo com o interesse e dificuldades na prática pedagógica.

“Acredito que estes encontros proporcionaram aos professores a construção e a reflexão de novas abordagens que poderão ser desenvolvidas nas práticas pedagógicas das escolas do campo”, destacou a coordenadora pedagógica da 4ª CRE, professora Ivanete Rocha de Miranda.

No dia 21, a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Luana Petrini de Almeida palestrou sobre o tema “Alimentação Saudável x Alimentação Escolar x Desenvolvimento Sustentável”. Houve ainda a palestra “Desenvolvimento Sustentável - Conservação do Solo X Ambiente Escolar”, com o agrônomo da Emater João Villa. A palestra “Diretrizes da Educação do Campo, Educação Ambiental e Direitos Humanos” ficou a cargo de Fernanda Stalliviere e Letícia Trentin, representantes, respectivamente, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Escola Técnica Família Agrícola da Serra Gaúcha (Etfasserra).

No dia 22, além de palestras e oficinas, os professores realizaram uma visitação à Escola Técnica Família Agrícola da Serra Gaúcha e a uma propriedade agrícola familiar, para conhecer a realidade do aluno do campo. Assessora técnica pedagógica da 4ª CRE, Stela Maris Paim Lemos Costa explanou sobre Intervenção Pedagógica. Os professores ainda se reuniram com intuito de esboçar um pré-projeto para 2018, com o auxílio das assessoras das CRE’s, Janaina Bitencourt de Menezes (4ª), Michele Ferronato (16ª) e Ana Maria Miranda (23ª).

Também estiveram presentes os coordenadores das 16ª e 23ª CREs, Leonir Olimpio Razzador e Gilvania de Fátima Rissardi Baldin. Conforme a 4ª CRE, participaram deste evento 70 professores de diversas escolas do campo, diretores e supervisores.