Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

4ª CRE promove formatura do curso Círculos de Construção da Paz

Publicação:

Nesta terça-feira (18), em Caxias do Sul, foi promovida a formatura da primeira turma de professores para capacitação de realização de círculos restaurativos nas escolas. um dos passos para o modelo de ação para prevenção da violência e práticas restaurativas em contextos escolares.
 
O objetivo do curso é promover juntamente com alunos, professores, gestores, pais, funcionários e comunidade escolar uma educação para paz, com espaços que propiciem uma educação voltada aos valores éticos.
 
A abertura ficou por conta da apresentação do aluno da Escola Irmão José Otão, Augusto Schmidt Lopes, e da professora Paula Roveda, seguida da contribuição dos alunos Vitória Jamile dos Santos e Eduardo Ryan da Silva de Souza, do Colégio Imigrante, e do pronunciamento da coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes .
 
Os 19 professores, representantes das cinco escolas piloto - IEE Cristóvão de Mendoza, CE Imigrante, EEEF Presidente Vargas, EEEM Irmão José Otão, EEEM Clauri Alves Flores -, receberam certificado do curso que os capacita para realização de círculos restaurativos, parte do modelo de ação para prevenção da violência e práticas restaurativas em contextos escolares, em parceria com o instituto Terre des hommes, que sistematizou o processo de implantação do projeto.
 
“Esse curso é um presente para todos os professores que continuaram sem desistir, porque quem ganha um presente quer retribuir. E é isso que esperamos que eles façam dentro das escolas. Nós não precisamos fazer grandes coisas, só precisamos ser nós mesmos”, disse a coordenadora da Cipave em Caxias do Sul, Marivane Carvalho, que reforçou as palavras do juiz Leoberto Brancher, que afirmou que o curso é um convite de mudança para uma viagem de encontro com o outro de forma coletiva.
Secretaria da Educação