Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

4ª CRE realiza segunda edição do Encontro do Ensino Médio Curso Normal

Tema deste ano foi Uso de Recursos Tecnológicos nas Práticas Pedagógicas do Curso Normal e Territorialidades Negras

Publicação:

Evento ocorreu em São Francisco de Paula
Evento ocorreu em São Francisco de Paula - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por 4ª CRE/Seduc

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu na semana passada o 2º Encontro do Ensino Médio Curso Normal. Com o tema Uso de Recursos Tecnológicos nas Práticas Pedagógicas do Curso Normal e Territorialidades Negras, o encontro ocorreu no auditório do Colégio Estadual José de Alencar, em São Francisco de Paula, e contou com a presença dos representes das três escolas estaduais que ofertam o Curso Normal de abrangência da coordenadoria: Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza  (Caxias do Sul), Escola Estadual de Ensino Médio Danton Corrêa da Silva (Canela) e Colégio Estadual José de Alencar.

De acordo com os organizadores, o projeto surgiu a partir da formação do curso em EAD oferecida pelo NTE e pelo Setor Pedagógico, tendo como foco o desenvolvimento de objetos de aprendizagem, utilizando os recursos tecnológicos e a proposta de trabalhar os Direitos Humanos, por meio de pesquisa, coletando informações sobre a presença negra em seus municípios.

O evento iniciou pela manhã com apresentação cultural da José de Alencar e a fala diretora da escola, professora Iracema Moraes Teixeira, seguida da palestra “Resgate da Memória como Forma de Elencar a Participação dos Negros na Formação da Identidade do Rio Grande do Sul”, da professora Deisi Maria Moraes Ferreira.

Houve ainda a realização de relatos sobre projetos trabalhados pelas escolas:

– Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza:  “Clube Gaúcho – Espaço Social e Cultural do Negro em Caxias do Sul”;  

– Escola Estadual de Ensino Médio Danton Corrêa da Silva – “Territorialidades Negras em Canela”; 

– Colégio Estadual José de Alencar – “O Relato da Escrevivência Negra em São Francisco de Paula” 

 Na parte da tarde, houve palestra com a professora Mariane Santos Soares sobre mídias e uma nova forma cognitiva nos ambientes escolares mediante incorporação adequada das novas tecnologias, desenvolvida pelos professores e alunos do Curso Normal. Para enriquecer o evento, pessoas que participaram do projeto e passaram por alguma discriminação racial deram depoimentos. Na ocasião, os alunos do Curso Normal apresentaram seus objetos de aprendizagem.

Qualificação

De acordo com a coordenadora pedagógica, professora Ivanete Rocha de Miranda, o objetivo da formação é oferecer qualificação e atualização aos professores do Curso Normal, a fim de contribuir para o desempenho de suas funções com excelência e eficácia, colaborando para uma boa formação deste profissional.

Assessoras da 4ª CRE, Janaína Bitencourt de Menezes, Mara Basso e Thais Vieira Antunes estão envolvidas na linha de pesquisa, juntamente com os professores Lindoberto Antonio Batista, Marcia Regina Maschio Battistel, Regina Mariza Martins Bosquetti, Mirian Regina Paiva Vieira da Silva e Marli de Oliveira, sendo estes protagonistas de todo o trabalho desenvolvido no decorrer deste ano.

Conforme os organizadores, o evento obteve uma avaliação bastante positiva em todos os aspectos, essencialmente no que tange a aprendizagem e aquisição de informações.

Secretaria da Educação