Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

4ª CRE sedia Encontro do Ensino Médio Curso Normal sobre Territorialidades Negras

Palestras e apresentações culturais marcaram atividade

Publicação:

Evento ocorreu no IEE Cristóvão de Mendoza
Evento ocorreu no IEE Cristóvão de Mendoza - Foto: 4ª CRE/Divulgação
Por Ana Denise

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu, na quarta-feira, o 3º Encontro do Ensino Médio Curso Normal sobre Territorialidades Negras, uma Formação Continuada para professores com participação especial dos alunos do Magistério Curso Normal. O evento ocorreu no auditório do Instituto Estadual Ensino Cristóvão de Mendonza, em Caxias do Sul, e contou com a presença das escolas estaduais que ofertam o Curso Normal, Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza - Caxias do Sul e do Colégio Estadual José de Alencar, de São Francisco de Paula.

O evento começou com apresentação cultural do IEE Cristóvão de Mendonza. Os alunos fizeram uma releitura de Branca de Neve, em que apresentaram Negra da Neve, além de uma coreografia conduzida pelos professores Lindoberto Antonio Batista, Marcia Regina Mascio Batisttel e Paula Cardoso da Rosa. Na sequência, a representante da 4ª CRE, Janaina Bitencourt de Menezes, abordou o tema do resgate dos grandes nomes de pensadores, doutores, pesquisadores, físicos, compositores e muitos outros  como forma de elencar a participação dos negros na formação da sociedade no Brasil e no mundo.

À tarde, houve palestra com a assessora das Relações Étnico-Raciais da Seduc, professora Adriana Santos, sobre uma nova forma cognitiva de se trabalhar a temática nos ambientes escolares.  E as professoras Regina Mariza Martins Bosquetti e Mirian Regina Paiva Vieira da Silva, da Escola José de Alencar, fizeram um relato dos trabalhos - os alunos apresentaram atividades práticas exitosas que desenvolveram no decorrer do ano.

De acordo com a coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, o evento foi bastante positivo em todos os aspectos, essencialmente no que tange a aprendizagem e aquisição de informações, pois os alunos interagiram com os palestrantes, sanando suas dúvidas com a temática que está se ganhando mais atenção da sociedade.

Secretaria da Educação