Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Aberto o seminário alusivo à Semana Estadual do Livro

Publicação:

SEDUC- RS - Na manhã desta terça-feira (18/04) o Secretário Luís Antônio Alcoba de Freitas, participou do Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro. No evento, foi assinado o termo de cooperação do projeto Autor Presente. - FOTO: RODRIGO RODRIGUES
Semana Estadual do Livro - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Marieli Rangel

Direcionado a professores da rede estadual de ensino, foi aberto na manhã desta terça-feira (18), o seminário alusivo à "Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura: professor, o protagonista",  organizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE). O evento teve início pela manhã, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, com a presença dos secretários Luís Alcoba de Freitas, da Educação, e Victor Hugo, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.    

Na ocasião foi assinado o termo de cooperação entre as pastas para a realização do projeto Autor Presente. A iniciativa, do Instituto Estadual do Livro em parceria com o Departamento Pedagógico da Seduc, busca incentivar a leitura a partir de encontros dos escritores em escolas.

Nesta edição, participarão 60 autores e suas obras serão direcionadas às instituições de ensino para trabalho em sala de aula.

As atividades do seminário iniciaram com poemas do escritor e compositor Luiz Coronel. Posteriormente, ocorreu o lançamento do concurso alusivo aos 80 anos de Moacyr Scliar e a premiação dos professores com os melhores projetos de leitura em suas Coordenadorias Regionais de Educação.

O evento prosseguiu à tarde com palestras dos escritores Maria Papaléu, Vera Teixeira Aguiar, Jacira Fagundes, Robertson Frizero, Marléa Ramos Alves e José Henrique de Castilhos. Entre os temas estavam a leitura, o desenvolvimento do leitor e o protagonismo  do professor.

Presenças

Participaram da solenidade de abertura a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Morgana Marcon, a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, e a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, professora Márcia Coiro.

Secretaria da Educação