Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Ação transmite respeito e compreensão a alunos em Caxias do Sul

Projeto Tratado de Paz entre os Manos e as Minas foi desenvolvido na EEEF Dante Marcucci

Publicação:

Projeto Tratado da Paz
Projeto Tratado da Paz - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por 4ª CRE/divulgação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dante Marcucci realizou este mês o projeto Tratado de Paz entre os Manos e as Minas, que objetiva retomar os conceitos de respeito, conservação da escola, amizade e interesse nos estudos. A ação teve início na escola após um episódio de depredação do patrimônio e também pela percepção, por parte dos diretores, de desmotivação dos alunos em relação aos estudos.

Projeto Tratado da Paz
Projeto Tratado da Paz - Foto: 4ª CRE/Seduc

A equipe da Cipave da escola, juntamente com a coordenação pedagógica e contando com a parceria do relações públicas e MC caxiense Jankiel Francisco Cláudio, o Chiquinho Divilas, propuseram um resgate por meio de atividades como bate papo, reflexões e círculo restaurativo. Durante três dias, membros da Cipave e o artista visitaram a escola para desenvolver as atividades.

Respeito

No final, Chiquinho criou com os alunos um Tratado de Paz entre os Manos e as Minas, mostrando o quanto o respeito entre eles e com seus professores é importante para que o trabalho seja realizado de forma prazerosa e tenha um resultado positivo. Os jovens tiveram uma oficina em que musicalizaram em forma de rap seu tratado de paz e ainda puderam assistir diversos vídeos e músicas que falavam de todo processo. 

Projeto Tratado da Paz
Projeto Tratado da Paz - Foto: 4ª CRE/Seduc

Segundo a coordenadora pedagógica Thamires da Silva, membro da Cipave, os alunos mostraram-se dispostos e envolvidos com a proposta. "Estamos com o objetivo de dar sequência durante ano que vem, pois não precisamos esperar acontecer alguma coisa para agir e, sim, construir os laços necessários e o olhar diferenciado, pois isto influencia no comportamento social, no convívio e até na aprendizagem de nossas turmas", destacou.

Secretaria da Educação