Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agricultura familiar fornece alimentos para escolas estaduais

Publicação:

Programa de Aquisição de Alimentos garante segurança alimentar a 77 mil alunos no RS
Programa de Aquisição de Alimentos garante segurança alimentar a 77 mil alunos no RS - Foto: Ubirajara Machado, MDA
Por Nathalie Sulzbach, SDR

Cerca de 77 mil alunos de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul estão começando o ano com reforço de alimentos de cooperativas da agricultura familiar. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) executou chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e está entregando produtos para as coordenadorias regionais da Secretaria da Educação (Seduc). Nesta etapa do PAA, estão sendo beneficiados 266 estabelecimentos de ensino do Estado, com 243 mil quilos de alimentos.

As escolas que estão recebendo os produtos estão localizadas nos municípios compreendidos pelas coordenadorias regionais de Educação de Santa Rosa, Palmeira das Missões, Três Passos e Soledade. "Ao mesmo tempo em que incrementa a oferta de produtos para as instituições que mais precisam, o programa fortifica as cadeias produtivas da agricultura familiar", afirma o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. "O convênio também colabora para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes", acrescenta.

Conforme o superintendente da Educação Profissional (Suepro) da Seduc, Eloí Flores da Silva, as doações do PAA atenderão estudantes que mais precisam de reforço na alimentação. "O acordo favoreceu escolas de regiões que necessitam do apoio do Estado, principalmente para os alunos que mais precisam da alimentação escolar, fortalecendo-se como política pública", destaca.

Nesta chamada pública, foram aplicados R$ 2,7 milhões do PAA na modalidade de compra com doação simultânea, oriundos de convênio entre o MDSA e o governo do Estado, por meio da SDR. As escolas estão recebendo feijão e leite intregral em pó. Posteriormente, novas chamadas públicas deverão contemplar maior número de escolas e maior diversidade de itens alimentícios.

O diretor do Departamento de Cooperativismo (Dcoop) da SDR, Lino Hamann, lembra que em 2016 o Estado executou quatro chamadas públicas do PAA, totalizando R$ 4,6 milhões para cooperativas, que abasteceram unidades penitenciárias dos municípios de Porto Alegre, Charqueadas, Montenegro e Osório, com o fornecimento dos gêneros por oito cooperativas.

Secretaria da Educação