Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Alunos da rede estadual fazem intercâmbio cultural em Montevidéu

Publicação:

Alunos gaúchos e uruguaios convivendo em intercâmbio cultural
Alunos gaúchos e uruguaios convivendo em intercâmbio cultural - Foto: Divulgação Seduc

 O último final de semana foi cheio de aprendizado e novas vivências para 40 alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Antônio Sepp, de São Miguel das Missões. Eles estão retornando hoje, 11, de um intercâmbio cultural na Escola San Pablo, em Montevidéu (Uruguai).

A viagem de estudos, que também passou por Colônia do Sacramento, teve como objetivo apresentar os pontos turísticos referentes a história missioneira, a língua local, além de abordar aspectos econômicos de outro país e sua língua. Nas dependências da escola uruguaia, os estudantes puderam trocar experiências na área de robótica com alunos e professores da escola San Pablo. Eles ainda tiveram a oportunidade de conversar com estudante indígena da  aldeia Tekoa Kõeju, que contribuiu com conhecimentos da cultura guarani.

 A viagem de mais de 800 quilômetros se tornou um sonho para os alunos gaúchos, que organizaram rifas, brechós e contaram com o apoio da comunidade para torná-lo possível. Responsável pelo projeto, a professora Leonice Nair Dapper, é também guia de turismo e há vários anos mantém contato com alunos da escola uruguaia, que no ano passado, já visitaram a escola de São Miguel das Missões e pretendem retornar ainda este ano.

 

Secretaria da Educação