Alunos e professores da 28ª CRE participam da Mostratec

Feira de Ciências e Tecnologia será aberta ao público nesta terça-feira

28ª CRE estará na Mostratec
28ª CRE estará na Mostratec - Foto: 28ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

O grupo Roboed, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 28° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), apresentará projetos desenvolvidos entre alunos e mestres na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, principal feira do setor na América do Sul, esta semana, em Novo Hamburgo. Em um dos estandes, professores e estudantes apresentarão os projetos juntos, e no outro os alunos são encarregados de apresentarem os robôs e processos mecanizados sozinhos.

A feira começa na segunda-feira (23/10), mas a abertura para o público é no dia seguinte, das 14 às 21h nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A entrada é gratuita e o evento vai até sexta-feira. O evento tem apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e contará ainda com trabalhos de sete escolas estaduais nas quais há educação profissional.

Confira mais fotos

Para a professora Suziane Almeida, da 28ª CRE, que já foi ao Amapá capacitar professores em robótica, participar da feira é uma grande oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido no Estado, além de trocar experiências e aprender com alunos e profissionais do Brasil e do mundo. “Os diferenciais deste ano são o maior número de escolas interessadas no projeto e a participação ativa dos municípios”, analisou a professora da 28ª CRE.

Os Núcleos de Tecnologia Educacionais (NTEs) são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar qualificada para promover formação contínua aos professores. O de Gravataí se destaca há mais de dois anos na área da robótica, com capacitações mensais de professores e projetos voltados também à área de mecânica. O NTE tem projetos diferenciados, como aulas de programação para crianças de 10 anos. Atualmente, possui mais de 125 escolas vinculadas ao projeto Roboed, que são trabalhos criados a partir de materiais reciclados ou reaproveitados construídos por professores e alunos.

Projetos

Alguns dos projetos deste ano são estacionamentos automatizados, hortas tecnológicas, casas com propriedades automáticas e chuveiro para deficientes físicos que possui maior diâmetro de funcionamento e liga automaticamente depois que identifica o usuário posicionado.

A Mostratec, que este ano chega à sua 32ª edição, se destina a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas e promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.