Emoção marca solenidade do lançamento do livro Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul

Evento na Seduc contou com mais de 300 pessoas

Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul - Foto: Lucas Peres
Por Renato Gava

Cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores regionais e outras autoridades da educação gaúcha, prestigiaram na tarde de segunda-feira (12), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o lançamento do livro Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul. A obra traz relatos e fotos históricas do curso no Estado – atualmente, há 99 escolas que oferecem o Normal..

“Foi uma honra participar desse resgate histórico. O Curso Normal faz parte da história da educação gaúcha, ao longo dos seus 149 anos de existência formou milhares de professores e professoras, tornando-se o principal curso formador de docentes do século XX no Rio Grande do Sul”, comentou o assessor pedagógico da Seduc Clark Balbueno Sarmento, um dos organizadores da obra. O livro de 312 páginas será disponibilizado a todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e também às escolas envolvidas.

A apresentação contou com show do estudante Endrigo Lourenço Pereira, 18 anos. Aluno do Segundo Ano do Curso Normal do Instituto de Educação Assis Brasil, em Pelotas, ele apresentou três números musicais. No final da cerimônia, houve outra apresentação, desta vez da aluna da primeira turma de formandas do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, Marcia da Fontoura.

Outro ponto alto da festa foi a homenagem à secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann. Durante a solenidade, fotos e vídeos dela foram exibidos em um telão. Havia registros de sua formatura do Curso Normal, de 1962, além de vídeos e outras passagens. Aplaudida por todos e visivelmente emocionada, ela lembrou dados de sua formatura, ocorrida há 56 anos. "Sabemos que a nossa profissão é desgastante, mas é uma profissão desafiadora e linda. Sei que não é uma vida fácil, mas não tenho dúvida de que, se preciso, eu faria tudo de novo”, completou.

Confira mais fotos

Saiba mais:

Livro conta a história do curso de normalistas