Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Bate-Papo conclui participação dos diretores da Região Metropolitana

Com a ação desta sexta-feira, secretário Krummenauer conversou com todos os gestores de escolas ao redor de Porto Alegre

Publicação:

Evento começou com palestra do secretário
Evento começou com palestra do secretário
Por Renato Gava

Com a etapa do Bate-Papo com os Diretores realizada nesta sexta-feira (13) em Canoas, o secretário de Educação Ronald Krummenauer já conversou, um a um, com todos os gestores de escolas da Região Metropolitana. Desde 1º de março, o secretário vem mantendo encontros com os responsáveis pelas escolas estaduais gaúchas. Após 16 etapas, a ação realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alcançou também todos os diretores do Interior. Faltam apenas alguns de Porto Alegre. “Depois de ouvir mais de 95% dos diretores, já temos várias definições. O aprendizado foi excelente para entendermos melhor a realidade das escolas gaúchas”, afirmou o secretário.

O evento em Canoas reuniu os 80 diretores de escolas da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange cinco municípios – além da cidade-sede, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Triunfo. Durante 40 minutos, o secretário palestrou sobre as novas tecnologias (sobretudo ás voltadas ao setor da educação) e, ainda, o que os especialistas esperam do mercado dentro de alguns anos. “Temos de preparar esses alunos nascidos neste milênio para um mercado de trabalho completamente diferente daquele que enfrentamos 20 ou 30 anos atrás”, salientou Krummenauer.

Depois, os diretores foram divididos em três grupos. Enquanto o secretário estava em uma das salas, nas outras duas havia representantes de áreas estratégicas da Seduc – os gestores de escolas puderam repassar suas demandas diretamente aos diretores da Seduc. Participaram da ação os diretores Rogerio Leal (Administrativo), Sônia Rosa (Pedagógico), Paulo Rezende (Logística), Sonia Schneider (adjunta do Recursos Humanos) e Neri Barcelos (adjunta do Planejamento), além da coordenadora da Cipave, Luciane Manfro.

Coordenadora da Cipave, Luciane Manfro falou com os diretores
Coordenadora da Cipave, Luciane Manfro falou com os diretores - Foto: Gustavo Santos/27ª CRE

Respostas

“Muitas perguntas não conseguimos responder na hora, e nesses casos entregamos um formulário aos gestores para que façam a demanda, por escrito, para respondermos na sequência. Nosso compromisso é responder a todos ainda em abril”, revelou o diretor das CREs, Carlos Fraga, que também participou do evento em Canoas.

Um a um, todos os gestores escolares falaram com Krummenauer
Um a um, todos os gestores escolares falaram com Krummenauer - Foto: Gustavo Santos/27ª CRE

“Das 80 escolas da nossa coordenadoria, 17 estão passando por obras de recuperação recentemente. Nunca um governo havia investido tanto em tão pouco tempo na nossa região”, disse a coordenadora da 27ª CRE, Leany de Conti. “Esse encontro é inédito, pelo menos nos últimos 40 anos. Isso é muito importante para as escolas, é uma valorização dos gestores, pois podemos falar, dar nossa opinião. E, no momento que o gestor é bem atendido, ele leva isso ao seu grupo de trabalho e, com certeza, refletirá no trato com os alunos”, avaliou a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Simão Kappel, Francieli Freitas.

Na manhã de segunda-feira, a próxima etapa do Bate-Papo vai reunir no auditório Paulo Freire, na Seduc, mais um grupo de diretores de Porto Alegre.

Secretaria da Educação