Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bibliotecas Escolares

O SEBE (Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares) é uma estrutura que compreende uma organização hierárquica com diferentes níveis de administração, decisão e coordenação, compostos pela Secretaria de Estado da Educação, Coordenadorias Regionais de Ensino, Escolas e Bibliotecas Escolares. Sua normalização é fornecida pelas indicações nº 33/80 e nº 35/98, do Conselho Estadual de Educação. É referendado pela Lei Estadual nº 8.744, de 09 de novembro de 1988 e pelo art. 218 da Constituição Estadual.

Seu objetivo primordial é integrar, coordenar e fomentar o desenvolvimento dos serviços bibliotecários nas escolas do Estado, bem como os projetos e realizações de incentivo à leitura.

Áreas de atuação

- 30 Coordenadorias Regionais de Educação;
- Todas as  escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Sul

Coordenadora

Maria do Carmo Ferreira Mizetti

Fale com o SEBE

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501 
CEP: 90119-900 - Porto Alegre - RS 
Telefone: (0xx51) 3288-4785 / 3288-4793
E-mail: sebe@seduc.rs.gov.br

Capacitação nas Coordenadorias

Instrumentalizar os recursos humanos que atuam no setor de bibliotecas e livro didático nas Coordenadorias Regionais e nas escolas da rede estadual e municipal, com o objetivo de otimizar os recursos materiais existentes através de oficina sobre organização de acervo e dinamização de bibliotecas buscando, dessa forma, a melhoria da qualidade do atendimento realizado nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino.

Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias

Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias", que anualmente seleciona textos escritos pelos alunos do Ensino Fundamental da rede estadual e os apresenta em forma de livro na Feira do Livro de Porto Alegre, com uma sessão de autógrafos dos jovens escritores e distribuição gratuita para a comunidade.

Saiba mais sobre o programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias

Lendo para Valer

Projeto "Lendo para valer", em conjunto com a Câmara Rio-Grandense do Livro, que leva escritores às escolas, com o objetivo de discutirem sua obra e oferecer um contato direto entre os alunos e os autores dos livros por eles lidos.

Biblioteca Escolar

Clique aqui para ver o Manual de Procedimentos voltado à dinamização das Bibliotecas Escolares Estaduais do Rio Grande do Sul.

O FNDE modificou o Sistema de Reserva Técnica do Livro Didático.

A partir de 2014 as escolas deverão obedecer os seguintes critérios:

  1. Escolas Municipais deverão procurar a sua Secretaria Municipal de Educação;
  2. Escolas Federais deverão seguir as orientações do FNDE –(Contato pelo fone: 0800-616161);
  3. Escolas Estaduais deverão preencher o formulário (anexo) e enviar à Seduc/DP/CGA/SEBE através do e-mail sebe@seduc.rs.gov.br até a data de 18/03/2014, impreterivelmente.

As escolas que não obedecerem o prazo não serão atendidas.

Segue abaixo o formulário para solicitação:

Em 2016, 24ª edição do livro foi exposta na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
Em 2016, 24ª edição do livro foi exposta na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre - Foto: Roberto Witter, SEDUC

O Programa "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias" é a publicação anual de textos e produções artísticas produzidos pelos alunos de Educação Infantil e de Anos/Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, incluindo a Educação Especial, as Escolas Abertas, os alunos da Fase, os Indígenas, as Classes Multisseriadas e de remanescentes de Quilombos.

Até o ano de 1999, participavam apenas alunos de 5ª a 8ª séries; em 2000, foi ampliado para os estudantes de 1ª a 4ª séries; em 2001, para pessoas com necessidades educativas especiais e, em 2003, foi incluída a leitura de mundo da Educação Infantil.

O Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias visa estimular a auto-expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na Escola.

Os trabalhos são preservados na íntegra, conservando a originalidade, a autenticidade e a criatividade dos autores. Na Educação Infantil, podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais.

As demais modalidades do Ensino Fundamental podem usar os diferentes gêneros literários, em prosa e verso, acompanhados de ilustrações criadas pelo autor, quando este achar necessário e for pertinente à temática tratada em sua obra.

Os textos e produções artísticas são selecionados pelas Escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria da Educação, através da Comissão Julgadora de cada segmento, que avalia os melhores trabalhos para publicação no livro.

O lançamento do livro é realizado em tarde de autógrafos na Feira do Livro, em Porto Alegre, evento anual que agrega o mercado livreiro regional, nacional e internacional.

Feira do Livro

A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, participa anualmente da Feira do Livro de Porto Alegre, organizada pela Câmara Rio-grandense do Livro. Constitui-se numa feira de livros impressos e multimeios em que editoras e livrarias regionais, nacionais e internacionais, expõem e comercializam os clássicos e as novidades do mercado.

Durante os meses que antecedem a Feira, são realizados trabalhos de motivação para os alunos e professores das Escolas Públicas visando a participação na Feira e nos eventos culturais paralelos que referendam o hábito da leitura. Esta atividade é executada por meio de palestras, hora do conto, distribuição de folders, cartazes, entre outros, visando proporcionar a participação efetiva da comunidade escolar no evento.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria da Educação, participa com um espaço na área infantil, onde são expostos os trabalhos originais dos alunos participantes do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias.

A culminância do Programa é a Tarde de Autógrafos, pelos alunos-escritores da obra lançada, um momento festivo precedido de uma cerimônia de premiação, no qual se fazem presentes autoridades, familiares e as comunidades escolares das Coordenadorias participantes.

A participação na Feira do Livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo voltado para a formação do hábito de leitura, produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.

Regulamento

Clique abaixo para ver o Regulamento do Programa Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias 2017:

Secretaria da Educação