Capacitação do Software de Transporte Escolar contempla municípios da região da Grande Porto Alegre

Encontro ocorrido na sede da Seduc nesta sexta-feira (22) contou com participantes de cinco cidades

No encontro estiveram presentes representantes da 28°, 27° e 12° Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), em parceria com a empresa Mstech Educação e Tecnologia, promoveu nesta sexta-feira (22), na sede da Seduc, mais uma capacitação para a implantação do novo software de transporte escolar. Desta vez foram contemplados os municípios de Glorinha, Viamão, Barra do Ribeiro, Triunfo e Nova Santa Rita. No encontro estiveram presentes representantes da 28°, 27° e 12° Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de secretários municipais e assessores das Prefeituras envolvidas.

O objetivo da formação é repassar informações sobre o software de Gestão do Transporte Escolar, que será implementado em todos municípios gaúchos, por meio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE).

Até o momento, 220 cidades já tiveram a implantação do programa. De acordo com o diretor do DAM, Itamar Chagas, a meta é fazer com que 468 cidades tenham o software implantado até o final do ano. “Temos que trabalhar integrados. Esse novo sistema traz economia para o Estado e para os municípios e auxilia na transparência na hora de fazer a prestação de contas. É um grande avanço”, conclui.

Conforme a coordenadora de convênios do DAM, Lisete Link, é fundamental que os participantes da capacitação entendam na prática como funciona a utilização do software de transporte escolar. “Por meio do novo software, é possível acompanhar online praticamente todos os dados relacionados ao transporte escolar nos municípios. Além disso, o sistema desenvolve os melhores caminhos, melhorando a logística para as escolas”, explica.

Segundo a responsável pelo transporte escolar na 27ª CRE, Aldaíza Nascimento, o software vai facilitar muito o trabalho dos municípios. “O sistema é simples e eu acredito que a maioria já saiu daqui sabendo utilizar a ferramenta. É um ganho enorme para as Coordenadorias Regionais de Educação e para as Prefeituras”, afirma.

Próximas capacitações

As capacitações seguem durante este mês, e os trabalhos serão realizados no Prédio 2, Laboratório 3, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde. Os municípios participarão em grupos, assim distribuídos:

Dia 26/09: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamin Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário e Charrua.

Dia 27/09: Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama e Getúlio Vargas.

Dia 28/09: Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Paulo Bento e Ponte Preta.

Dia 29/09: Quatro Irmãos, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Tupanci do Sul e Viadutos.