Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Capacitação do Software de Transporte Escolar contempla municípios da região da Grande Porto Alegre

Encontro ocorrido na sede da Seduc nesta sexta-feira (22) contou com participantes de cinco cidades

Publicação:

No encontro estiveram presentes representantes da 28°, 27° e 12° Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)
No encontro estiveram presentes representantes da 28°, 27° e 12° Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM), em parceria com a empresa Mstech Educação e Tecnologia, promoveu nesta sexta-feira (22), na sede da Seduc, mais uma capacitação para a implantação do novo software de transporte escolar. Desta vez foram contemplados os municípios de Glorinha, Viamão, Barra do Ribeiro, Triunfo e Nova Santa Rita. No encontro estiveram presentes representantes da 28°, 27° e 12° Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de secretários municipais e assessores das Prefeituras envolvidas.

O objetivo da formação é repassar informações sobre o software de Gestão do Transporte Escolar, que será implementado em todos municípios gaúchos, por meio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE).

Até o momento, 220 cidades já tiveram a implantação do programa. De acordo com o diretor do DAM, Itamar Chagas, a meta é fazer com que 468 cidades tenham o software implantado até o final do ano. “Temos que trabalhar integrados. Esse novo sistema traz economia para o Estado e para os municípios e auxilia na transparência na hora de fazer a prestação de contas. É um grande avanço”, conclui.

Conforme a coordenadora de convênios do DAM, Lisete Link, é fundamental que os participantes da capacitação entendam na prática como funciona a utilização do software de transporte escolar. “Por meio do novo software, é possível acompanhar online praticamente todos os dados relacionados ao transporte escolar nos municípios. Além disso, o sistema desenvolve os melhores caminhos, melhorando a logística para as escolas”, explica.

Segundo a responsável pelo transporte escolar na 27ª CRE, Aldaíza Nascimento, o software vai facilitar muito o trabalho dos municípios. “O sistema é simples e eu acredito que a maioria já saiu daqui sabendo utilizar a ferramenta. É um ganho enorme para as Coordenadorias Regionais de Educação e para as Prefeituras”, afirma.

 

Próximas capacitações

As capacitações seguem durante este mês, e os trabalhos serão realizados no Prédio 2, Laboratório 3, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde. Os municípios participarão em grupos, assim distribuídos:

Dia 26/09: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Barracão, Benjamin Constant do Sul, Cacique Doble, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário e Charrua.

Dia 27/09: Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama e Getúlio Vargas.

Dia 28/09: Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Paulo Bento e Ponte Preta.

 Dia 29/09: Quatro Irmãos, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Tupanci do Sul e Viadutos.

Secretaria da Educação