Caxias do Sul sedia Seminário Regional das Escolas de Curso Normal

Seminário Regional das Escolas de Curso Normal
Seminário Regional das Escolas de Curso Normal - Foto: Ana Denise Rosa/4ª CRE
Por Ana Denise Rosa/Seduc

O Departamento Pedagógico da 4ª Coordenadoria Regional de Educação sediou, nesta terça-feira (12), o Seminário Regional das Escolas de Curso Normal do Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de contribuir para qualificação das escolas em seu processo pedagógico e incentivar o protagonismo do Curso Normal como importante referencial enquanto formador de professores, o seminário contou com a presença de representantes das 20 escolas de curso normal que fazem parte das CREs do Polo 1 – 4ª, 7ª, 16ª, 23ª, 25ª e 39ª.

A abertura do evento teve a fala da anfitriã e coordenadora da 4ªCRE, Janice Moraes, que, citando Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX, enfatizou a grandeza do momento como oportunidade em repensar as práticas educacionais e ainda destacou a importância do Curso Normal a partir da compreensão do que é aprender, de como se aprende e onde se aprende.

Os trabalhos foram conduzidos pelos assessores pedagógicos do Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc), Neli Moreira, Janete Cavalcanti, Jeanete Scherer, Rita Celeste Alfonso e Clark Balbueno Sarmento.

Em um primeiro momento, houve a contextualização sobre o Curso Normal, ocasião em que os professores tiveram a oportunidade de, ao pensar na atuação do Curso Normal no Estado, realizar debate sobre características e, ao mesmo tempo, fazer reflexões visando o fortalecimento da modalidade.
Conforme a assessora pedagógica Janete Cavalcanti, os encontros de formação são ocasiões em que o pensar coletivo pode gerar resultados concretos sobre a realidade escolar. “Essa é uma oportunidade magnífica para que possamos, por meio da troca de experiências, pensar estratégias para o fortalecimento do Curso Normal, de propor maneiras de divulgá-lo para comunidade escolar”, enfatiza.

O encontro seguiu com a parte técnica, ocasião em que os assessores do DP/Seduc falaram sobre pareceres e resoluções do Curso Normal e sobre sua estrutura. A tarde foi finalizada com a exposição de experiências exitosas, com o relato de escola com boas propostas organizacionais quanto às práticas pedagógicas e Estágio Supervisionado.

O seminário, que faz parte da formação continuada, terá mais um encontro em agosto e sua culminância em novembro, com o 2º Encontro Regional das Escolas de Curso Normal.