Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

“CER com você, professor!” debate os marcos regulatórios e o conceito de cidadania digital no ensino remoto

Primeiro encontro da última temporada de 2020 contou com a presença dos especialistas Edu Storm e João Alegria

Publicação:

Encontro desta segunda-feira (9) teve a presença especialistas de Edu Storm e João Alegria
Crédito: - Foto: Sebrae
Por Diego da Costa

Com o tema “Segurança na internet, autocuidado e empatia”, o Sebrae-RS promoveu nesta segunda-feira, 9 de novembro, o primeiro encontro da última temporada de 2020 da iniciativa “CER com você, professor!”.

O episódio, que foi transmitido pelo canal CER Sebrae do YouTube, teve a presença de Edu Storm, publicitário, Google Inovator e educador em Cidadania Digital no Google; e de João Alegria, doutor em Educação e designer de Experiência de Aprendizagem na Fundação Roberto Marinho.

A ação tem o intuito de promover momentos de reflexão aos educadores e gestores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia.

“Para pensar o papel da escola durante a pandemia, nós temos que abordar alguns aspectos. Entre eles estão: os marcos regulatórios na legislação brasileira; as abordagens pedagógicas na educação remota com mediação tecnológica; os direitos da personalidade diante das novas tecnologias; e os conceitos de preservação da privacidade do indivíduo com base na Constituição Federal, no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Este é o conceito de cidadania digital”, destaca o doutor em Educação, João Alegria.

O especialista de Marketing Digital do Google Brasil, Edu Storm, fez uma análise da idade média das crianças quando ganham seu próprio dispositivo para acessar a internet e a necessidade de nivelar o conhecimento para o uso das tecnologias. De acordo com ele, isso ocorre ao redor dos 10 anos de idade.

“É preciso ajudar as crianças a serem seguras, confiantes e responsáveis na internet. Despertar habilidades para que pensem, reflitam, possam mensurar as consequências de seus atos e auxiliar para que elas possam distinguir as informações que devem ser públicas e as que devem ser privadas”, enaltece.

00:00:00/00:00:00

O CER com você, professor! Episódio 9: Segurança na internet, autocuidado e empatia

O CER Sebrae é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. Uma iniciativa para produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento Crédito: CER Sebrae

Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Assim como as edições da primeira e da segunda temporada, os quatro novos episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação