Cerca de 1,2 mil alunos participaram do Jornalendo em Erechim

Ação faz parte da Pré-Jornadinha e ocorreu nos últimos dias 16 e 17, na Praça da Bandeira, em Erechim

jornalendo Erechim  2  112854
Atividade de leitura do Jornalendo em Erechim - Foto: Natália Fávero/ Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo (UPF)
Por Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo (UPF)

A Estação de Leitura do projeto Jornalendo em Erechim ocorreu nos últimos dias 16 e 17 de agosto, na Praça da Bandeira. Cerca de 1,2 mil alunos participaram das atividades. O projeto é uma parceria entre as Jornadas Literárias de Passo Fundo com a Secretaria de Estado da Educação e o Sesi e tem como objetivo incentivar a formação de leitores por meio de diferentes atividades e da aquisição das obras dos autores que participarão da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS.

Em Erechim, alunos do ensino fundamental das escolas estaduais participaram das atividades oferecidas por meio da unidade móvel do Centro Cultural do Sesi, com centenas de livros, revistas, sala de leitura e contação de histórias. Além disso, foram realizadas atividades de recreação com brincadeiras e jogos. “Estamos trazendo a cultura para a cidade, incentivando a leitura. A tecnologia está avançando cada vez mais, mas não podemos deixar os livros de lado. Temos uma biblioteca bem completa”, comenta a assistente da biblioteca do Sesi em Erechim, Carina Krignl.

Essas parcerias por meio do Jornalendo fortalecem a literatura. “As Jornadas sempre tiveram a missão de formar leitores e promover a literatura. Esse projeto coletivo, envolvendo as coordenadorias de educação, o Sesi e as Jornadas Literárias, é um trabalho conjunto em prol da formação de leitores. Os processos mais eficientes de formação são os que contam com parcerias inteligentes para formar leitores e formar integralmente sujeitos para uma nova concepção de vida e de existência. É por isso que existem a literatura e as Jornadas”, declara um dos coordenadores das Jornadas Literárias, Miguel Rettenmaier.

As atividades envolveramm alunos de 23 escolas de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação. “É uma maravilha formar leitores e levar a cultura para todos os cantos. Ficamos muito felizes com essa parceria. Que bom se ‘pudéssemos fazer livros onde as crianças pudessem morar’, como disse Monteiro Lobato”, ressaltou a assessora das bibliotecas escolares da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Clairê Bresolin.

O Jornalendo promove o acesso à leitura e à literatura, numa grande integração cultural. “Eu adorei as brincadeiras, a contação de histórias e os livros dessa biblioteca. Gosto muito de ler. Leio cerca de cinco a seis livros por mês. Eles me dão ideias para escrever”, conta a estudante Mariana Ribeiro, 9 anos, do Colégio Estadual Haidee Tedesco Reali.

Além das Estações de Leitura, o Jornalendo também prevê a aquisição de 4,5 mil obras dos autores que participarão da Jornadinha para as escolas participantes, para alunos, professores e comunidade. Um investimento de quase R$ 150 mil.

Inscrições abertas
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro de 2017, são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS e com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira o cronograma do Jornalendo para os próximos dias:

Erechim
16/08/17 – Quarta-feira