CIEP de São Luiz Gonzaga reinaugura ginásio de esportes com recursos do Bird

Cerimônia oficial também contou com Mostra de Trabalhos do projeto “Escola em Ação, Violência Não”

Repasse de Autonomia Financeira no valor de R$ 120 mil foi utilizado na reforma do ginásio - Foto: 32° CRE

No último dia 15 de agosto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Vieira Marques – CIEP reinaugurou o seu ginásio de esportes com recursos oriundos da primeira etapa do empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O repasse de Autonomia Financeira no valor de R$ 120 mil foi utilizado para reforma da quadra, colocação de telas de proteção, reformas dos sanitários masculinos e femininos, adaptação de sanitário para pessoas com deficiência e reestruturação da rede elétrica.

Na ocasião, durante a cerimônia de abertura, os alunos tiveram a oportunidade de expor os trabalhos do Projeto “Escola em Ação, Violência Não”. Através da elaboração de temáticas como violência doméstica, bullying, abuso sexual, assédio moral e violência no trânsito foram apresentados alguns números artísticos que contribuíram para o debate dos conteúdos.

Após a reinauguração oficial do ginásio, foi realizado um jogo de futsal infantil feminino com o time da escola que venceu o campeonato, nesta categoria, na fase municipal dos JERGS. Em seguida, procedeu-se a premiação com a entrega das medalhas às atletas vencedoras.

De acordo com a coordenadora regional de Educação da 32ª CRE, Josefina Adams de Moraes, esta é uma reforma necessária que vai contribuir muito no desenvolvimento dos estudantes. “A reforma do ginásio de esportes era uma demanda antiga e muito importante para os alunos da comunidade. Agora ele está modernizado e com acesso universalizado, apto para receber qualquer competição. Estamos muito satisfeitos”, destaca.

Segundo a diretora da instituição de ensino Dr. Mário Vieira Marques, Marisa Jacques Dreher, como a escola é um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), a obra de cobertura do ginásio era algo extremamente necessário. “Com esta grande obra, nós nos tornamos a única escola estadual da cidade com o ginásio coberto. Isso nos abre portas para sediar ainda mais jogos e sermos referência para a prática de esportes. Os nossos 160 alunos ganharam um espaço importante e este fato tem que ser comemorado”, afirma.

Ainda estiveram presentes no evento a assessora do Setor de Obras da 32ª CRE, Rosimeri Martins, e a coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), Daniela Arena Viaro.

Reformas e ampliações de escolas estaduais

O contrato com o Bird foi firmado em 2016. A primeira etapa teve investimento de R$ 40 milhões para conclusão de obras em 141 escolas e mais 100 que ainda estão em execução.

Já nesta segunda etapa, renovada em junho de 2017, mais 301 escolas estaduais foram habilitadas a receber recursos a serem investidos em melhorias na infraestrutura para melhor atender aos alunos da rede de ensino do Rio Grande do Sul.

Ao todo, o contrato de R$ 80 milhões já chegou a beneficiar 528 instituições e mais escolas poderão ser contempladas até junho de 2018.