Cipave da 24ª CRE pretende intensificar ações para 2018

Educadores debateram a elaboração de novas estratégias de Cultura da Paz nas escolas

O encontro contou com a presença de 52 representantes das escolas estaduais da região - Foto: 24ª CRE
Por Seduc

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Cachoeira do Sul, reuniu na última segunda-feira (11) os 52 representantes das escolas estaduais da região que integram o Programa Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). O encontro ocorrido na sede da própria CRE teve o objetivo de debater e planejar as ações que serão desenvolvidas em 2018.

Conforme a assessora da Cipave na 24ª CRE, Cleonice Bankow, a perspectiva é intensificar as ações das comissões escolares no próximo ano. “O foco é elaborar estratégias de Cultura da Paz, prevenção contra o bullying, a mediação de conflitos e a instalação de práticas restaurativas no ambiente escolar”, explica.

Em clima de conversa informal, como funciona o projeto, as policiais civis Fabiana Fernandes e Paula Peixoto, em conjunto com os educadores, falaram sobre as principais dificuldades e as possibilidades de trabalho com o público escolar.

Durante o evento também foi feita uma análise do mapeamento da violência nas escolas em 2016 e 2017 (primeiro semestre) e a abordagem do tema bullying, pelo acadêmico de Psicologia e estagiário da 24ª CRE, Ruben Erhardt.  No final do encontro, que foi o último da Cipave em 2017, o grupo promoveu confraternização e troca de mensagens natalinas no mesmo espírito de integração que ocorreu ao longo do ano.