Colégio Americano é a primeira instituição privada de ensino a aderir à Cipave

cipave
Imagem: Arquivo Seduc
Por Rodrigo Peixoto

O Colégio Metodista Americano é a primeira instituição de ensino privada do Rio Grande do Sul a aderir à Cipave (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar). A assinatura do termo foi realizada na tarde desta sexta-feira (08) na sede da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A escola passa a integrar o grupo de instituições que fazem parte do projeto, iniciado em 2015, que conta com 2500 escolas estaduais e 240 municipais.

A iniciativa conta com a parceria de agentes governamentais e não governamentais que atuam dentro das instituições para prevenir conflitos, e, no caso da ocorrência destes, trabalhar na minimização de danos. Entre as instituições que apoiam e colaboram com o Cipave estão: DECA, DENARC, OAB, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Policia Civil, Federação Espirita do RS e Sei-Cho-No-Ie.

Os resultados do conjunto de ações do programa, como palestras, bate-papos e até mesmo jogo para celular, alcançaram a redução de 65% dos casos de violência no ambiente escolar, de uma lista de 22 itens que inclui ocorrências como bullying, agressões e arrombamentos.

Luciane Manfro, Coordenadora da Cipave, projeta um crescimento na participação das escolas da rede privada no programa ao longo do ano de 2019.

“Temos a intenção de aumentar o número de escolas da rede privada de maneira significativa. É importante ressaltar que muitos dos desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes da rede pública também estão presentes entre os alunos das escolas particulares. Queremos estar ao lado destas instituições para que com o apoio de nossos parceiros possamos colaborar na redução da violência em ambiente escolar”, afirma.

O trabalho focado na prevenção à violência nas escolas tornou-se obrigatório a partir da homologação da Lei nº 13663, sancionada pelo presidente Michel temer, em 2018.