Começa capacitação para diretores de escolas contempladas com recursos do Bird

Encontro realizado em São Leopoldo contemplou direções de seis coordenadorias regionais

Secretário Ronald participou da capacitação na tarde desta sexta-feira (14)
Secretário Ronald participou da capacitação na tarde desta sexta-feira (14) - Foto: Diego da Costa
Secretário Ronald: “Tudo o que nós elaboramos e produzimos tem que gerar benefício para os alunos". - Foto: Diego da Costa

As secretarias estaduais de Educação (Seduc), Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Obras Públicas (SOP) realizaram na tarde desta sexta-feira (14), no Auditório do Colégio São Luís, em São Leopoldo, a capacitação para diretores e representantes financeiros das escolas contempladas com recursos para obras e reformas oriundos do BIRD – em um total de R$ 40,7 milhões, já repassados.

Com o intuito de orientar, esclarecer e repassar informações técnicas para a elaboração de licitação, o encontro, que contemplou o polo regional 2, contou com a presença das 68 escolas das regiões de Porto Alegre (1ª CRE), São Leopoldo (2ª CRE), Osório (11ª CRE), Guaíba (12ª CRE), Canoas (27ª CRE) e Gravataí (28ª CRE).

De acordo com o secretário de Educação Ronald Krummenauer, a ideia da capacitação é apresentar as etapas do processo de licitação e as atividades subsequentes da forma mais didática possível, para que as escolas possam realizar uma melhor aplicação dos recursos. “Tudo o que nós elaboramos e produzimos tem que gerar benefício para os alunos, por isso peço a atenção de todos para este material feito com dedicação, para nos ajudar. Vamos trabalhar de forma conjunta pela educação do Rio Grande do Sul”, explica.

Para a chefe de gabinete da SPGG, Melissa Custódio, é importante que as escolas realizem todos os procedimentos necessários e corretos na hora da licitação. “É essencial que a direção de cada instituição de ensino invista exatamente naquilo que foi planejado, para evitar o maior número possível de falhas”, destaca.

Segundo a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Pareci Novo, Maria Elena Reinehr, os R$ 100 mil serão destinados à manutenção do prédio, pintura do muro e reforma dos banheiros. Para ela, a capacitação esclareceu muitas dúvidas: “É importante termos esta clareza, não só para aprendermos, mas para que possamos passar para a comunidade escolar exatamente o que está acontecendo”.

Conforme o diretor do Colégio Estadual Piratini, Maurício Girardi, a sua escola, localizada em Porto Alegre, foi contemplada com R$ 150 mil para a reforma da cozinha. Ele afirma ainda que a capacitação auxiliou para entender o processo de montagem das licitações. “Nós não temos um assistente financeiro na escola, então esta formação está sendo interessante para conhecer o processo licitatório e sanar possíveis dúvidas”, relata.

Manual de Aplicação dos Recursos da Autonomia Financeira para Obras e Reformas
O material utilizado para as capacitações já está disponível no site da Secretaria de Educação.