Conferência Neurociência e Educação abre III Ciclo de Estudos em Educação

Evento ocorre nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, na região da 20ª CRE

Formação tem sequência nesta sexta-feira (21/7).
Formação tem sequência nesta sexta-feira (21/7). - Foto: Jô do Carmo/20ª CRE

Mais de 550 pessoas entre professores e funcionários das redes públicas de ensino municipal e estadual, rede particular e acadêmicos iniciaram, na quarta-feira, 17, o primeiro dia de formação do III Ciclo de Estudos em Educação promovido pela URI -Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Frederico Westphalen, através do Mestrado em Educação, em parceria com a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Palmeira das Missões. Pela manhã, a conferência Neurociência e Educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Arnaldo Nogaro da URI, marcou a abertura do evento, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões. À tarde, no Colégio Três Mártires, ocorreram minicursos em diversas áreas do conhecimento.

Nesta quinta-feira, 20, a formação teve continuidade na URI/FW com a oferta dos minicursos, seguindo nos dias 21 e 31 de julho e 17 de agosto com Conferências, na cidade de Frederico Westphalen.

A coordenadora do Mestrado em Educação da URI/FW, profª Edite Maria Sudbrack, agradeceu a parceria com a 20ª CRE e demais apoiadores e frisou que a formação é essencial para o desenvolvimento da prática pedahgógica.  “O III Ciclo de Estudos em Educação vem contribuir com os processos de formação continuada e desenvolvimento profissional docente, a fim de qualificar o trabalho pedagógico”.

A titular da 20ª CRE, Ana Jossade Félix Vieira, na abertura do evento, parabenizou os participantes e falou sobre a importância da formação para a prática pedagógica, ressaltando a parceria com a universidade. “Este momento reveste-se de ampla importância por oportunizar grandes aprendizagens que abarcam temas atuais. Formações como esta são possíveis pelas parcerias firmadas com instituições e pessoas que contribuem com a instrução e o conhecimento no aprimoramento do ensino”. Ela agradeceu a URI e, em nome da chefia pedagógica, Jussara Maria Koch Vieira, agradeceu sua equipe da 20ª CRE pelo empenho e organização.

A coordenadora ainda lembrou o comprometimento da Secretaria Estadual da Educação para que os professores possam frequentar cursos e participar de formações pedagógicas. Durante a programação, professores da URI e convidados ministraram diversos minicursos.

A programação do III Ciclo ainda registra momentos artísticos e culturais, exposições e mostras, roda de conversas e socialização de projetos. A invernada de danças tradicionalistas do CTG Galpão da Boa Vontade abrilhantou a abertura do evento, em Palmeira das Missões.