Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

De olho nas frutas: escola de Flores da Cunha realiza projeto sobre alimentação saudável

Estudantes se inspiraram em livro

Publicação:

Ação foi feita em escolas da região da Serra
Ação foi feita em escolas da região da Serra - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz
Alunos do segundo ao quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Marcos Martini, em Flores da Cunha, na Serra, desenvolveram projeto sobre alimentação saudável para conscientizar as crianças sobre hábitos alimentares saudáveis e doenças que eles podem evitar.
O trabalho teve como referência o livro “Mamão, Melancia, Tecido e Poesia”, de Fabio Sombra, que valoriza o folclore por meio de versos rimados e charadas com as frutas tropicais. Os estudantes decifraram as “pegadinhas” e confeccionaram seus próprios livros, deixando espaço para adicionarem informações a respeito dos valores nutritivos de alimentos.
A outra etapa consistiu na utilização de celulares e tablets para pesquisa sobre quais vitaminas e sais minerais estão presentes nas frutas e as doenças que estas podem combater. A última etapa foi a de analisar o consumo destas frutas em casa e promover com a família hábitos alimentares saudáveis.
De acordo com a diretora da escola, Patrícia Munari, o projeto contribuiu para os estudantes darem mais atenção às frutas como forma de obtenção de açúcares de maneira mais saudável. “Alguns alunos passaram a consumir mais frutas na escola e chamaram a atenção dos familiares para hábitos mais saudáveis”, finalizou a diretora.
Além de Flores da Cunha, outras sete escolas da região da 4° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizaram projetos propostos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A Escola Estadual Rachel Calliari Grazziotin, de Caxias do Sul, aplicou neste ano um projeto chamado Masterchef com alunos do oitavo ano do ensino fundamental. O objetivo é facilitar o conceito de nutrição balanceada. Os alunos tiveram de montar um prato com base nos valores nutricionais de forma lúdica, e posteriormente gravar em vídeo o preparo das refeições. 

Saiba mais

Secretaria da Educação