Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Delegação gaúcha começa a disputa dos Jogos Escolares da Juventude

Competição em Brasília reúne estudantes de todo o país entre 15 e 17 anos

Publicação:

Desfile das delegações enchem de alegria a gurizada
Desfile das delegações enchem de alegria a gurizada - Foto: Pedro Paulo Guimarães/Seduc
Por Renato Gava

Meninos e meninas de todo o Estado estão prontos para representar o Rio Grande do Sul na maior competição estudantil do país. Eles participaram na noite de quinta-feira (16/11) da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, que entre os dias 16 e 26 reunirão, em Brasília, mais de 3 mil competidores de 15 a 17 anos. O evento tem apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da setor de Esporte Educacional, responsável pelo transporte e preparação da delegação gaúcha.

Entre atletas e técnicos, a delegação gaúcha é formada por 170 pessoas. O esporte com mais participantes é o atletismo: 26 competidores, superando até esportes coletivos como handebol (23) e voleibol (20).

Os primeiros a viajarem à Capital Federal foram os atletas de esportes individuais, que começam nesta sexta-feira (17/11): atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Na segunda-feira, viajam a Brasília os alunos das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Celeiro de grandes atletas, os Jogos foram o estopim para grandes nomes do esporte nacional. Entre eles, a porto-alegrense Mayra Aguiar, campeã mundial e com duas medalhas olímpicas de bronze (Londres/12 e Rio/16) no currículo.

“Disputei os Jogos Escolares em 2005 e fui campeã. É um evento que fez parte do meu caminho para chegar onde cheguei e, para mim, foi muito importante também poder ver meus ídolos, estar junto com eles, poder competir uma competição grande como essa, com vários atletas do Brasil. Poder acompanhar os outros esportes também é muito bacana", declarou Mayra, em entrevista publicada no site do Comitê Olímpico Brasileiro.

Após os juramentos e shows de artistas locais, ocorreu revezamento da tocha. De mão em mão, atletas e ex-atletas da elite do esporte nacional receberam o cobiçado artefato, como Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Joanna Maranhão (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Emanuel Rêgo (vôlei de praia). A judoca Érika Miranda teve a honra de acender a pira da competição.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo de Brasília. Acompanhe aqui no site da Seduc, dia a dia, a performance dos atletas gaúchos na competição.

Secretaria da Educação