Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Dia de averiguar os trabalhos nas finais da MEP em duas cidades

Mostra reúne o melhor das escolas profissionais em Caxias do Sul e Rio Grande

Publicação:

Núcleo 2 também conta com presença de grande público
Núcleo 2 também conta com presença de grande público - Foto: CREs/Seduc
Por Renato Gava

A quinta-feira (17/8) é um importante dia na Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), cuja final está ocorrendo em nos Núcleos 2, em Caxias do Sul, e 5, em Rio Grande. Os jurados analisarão todos os trabalhos e apontarão os melhores de cada eixo. A cerimônia de premiação, nas duas cidades, ocorre na tarde de sexta-feira. A iniciativa do evento é da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), um órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em Caxias do Sul, a fase final conta com 37 trabalhos das 2ª (São Leopoldo), 4ª (Caxias do Sul), 16ª (Bento Gonçalves), 27ª (Canoas) e 23ª (Vacaria) CREs. A Mostra ocorre no Personal Royal Hotel, no Bairro Pio X, que já começou a receber visitantes desde a quarta-feira, dia da abertura. “O evento está maravilhoso, acima da expectativa. Apenas nesta quinta, mais de 400 pessoas já visitaram a MEP no turno da manhã”, comentou a coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes

Na abertura, o público pode conferir a apresentação da orquestra formada por alunos de escolas da Serra, um projeto da empresa Marcopolo. “Nos 14 anos, se comemora a bodas de marfim, que é algo forte, resistente. Essa analogia serve para a MEP, que completa sua 14ª edição”, comparou a coordenadora.

Professora artista

Em Rio Grande, onde são apresentados os trabalhos das CREs 5 (Pelotas), 13 (Bagé), 18 (Rio Grande), 19 (Santana do Livramento) e 10 (Uruguaiana), o quadro é parecido. A abertura, na quarta-feira, contou com show acústico da banda da professora Vanessa Rola. Na manhã de quinta, conforme os organizadores, mas de 300 pessoas (a maioria, alunos de escolas da região) estiveram na Praça Rio Grande Shopping Center, no Bairro Vila São João, local das finais.

Confira mais fotos dos dois eventos

“Todas as CREs trabalharam bastante, inclusive na madrugada, mas quando a gente olha para o evento, vê que o esforço valeu a pena”, afirmou a coordenadora da 18ª CRE, Janete Cardoso Pinto. “Acredito que os analisadores dos trabalhos terão uma missão bem difícil para apontar os melhores , pois o nível está bem alto”, opinou.

As finais da MEP nas duas cidades prosseguem até amanhã, e em ambas não há cobrança de ingressos. Até o final do mês, todos os sete Núcleos vão apontar seus melhores trabalhos.

Secretaria da Educação