Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Diretores e professores de Atendimento Educacional Especializado participam de reunião com o MP

Evento ocorreu em Caxias do Sul

Publicação:

Silvia Tejadas, da Assessoria do MP, palestrou no evento
Silvia Tejadas, da Assessoria do MP, palestrou no evento - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Ana Denise

Diretores e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das 55 escolas estaduais de Caxias do Sul participaram, na semana passada, no auditório do Ministério Público, do evento de devolutiva de pareceres de vistorias realizadas nos educandários estaduais pelo Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público – GAT/MP.

Com o objetivo de vistoriar o atendimento às políticas de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento (TGD) em classes comuns de ensino, foi realizado um estudo que capturou uma fotografia de contextos dinâmicos, apresentando tendências, caracterizando-se como um olhar externo perante a realidade observada.

O encontro, considerado pela promotoria como ótima oportunidade para debate sobre a educação inclusiva, revelou dados obtidos de uma amostra do estudo constituída por 14 das 55 escolas, observando diferentes critérios de seleção.

As vistorias foram agendadas com as escolas e realizadas pela equipe do MPE, sob orientação da promotora Simone Martini, entre os dias 4/7 e 7/12 de 2017. Os dados foram apresentados para os professores, conselheiros tutelares, representantes da Smed e da comunidade, e proporcionaram um enriquecedor debate em busca de alternativas e soluções para demandas escolares.

Além da parte técnica, o encontro proporcionou a troca de experiências por meio de relato de boas práticas por parte das equipes das escolas estaduais São Caetano e Maria Araci Trindade Rojas – diretora desta última, Joelma Ferreira Baumgarten destacou a necessidade de a inclusão ser administrada com mais naturalidade. “No momento que você começa a encarar a as diferenças com maturidade, há inclusão”, ressalta.

Secretaria da Educação