Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Divulgadas equipes vencedoras do 1º concurso de Aplicativos e Games da Rede

Trabalhos serão mostrados entre os dias 17 e 18 de outubro no 2º Festival Steam Seduc RS

Publicação:

Estudantes desenvolvendo atividades pedagógicas com auxílio de ferramentas tecnológicas
Estudantes desenvolvendo atividades pedagógicas com auxílio de ferramentas tecnológicas
Por Diego da Costa

Foi divulgada, na última semana, a lista das 10 equipes vencedoras no 1º Concurso de Aplicativos e Games Seduc RS, promovido pela Secretaria da Educação. Os ganhadores receberão medalhas e participarão do 2º Festival Steam Seduc RS, que ocorre em Porto Alegre, entre os dias 17 e 18 de outubro. Além disso, as escolas das equipes selecionadas recebem R$ 3 mil, que serão destinados para kits de ferramentas tecnológicas para espaços Maker. A proposta do concurso é promover o empreendedorismo e o protagonismo dos jovens, a partir de conceitos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de incentivar professores e estudantes a criar novas ferramentas tecnológicas conectadas às necessidades da sociedade.

A responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), do Departamento de Logística da Seduc, Magda Motta, explica que é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para elaborar elementos que levem a uma nova forma de educar. "Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo no segmento da tecnologia. Isso precisa também estar presente no processo educacional", destaca.

Oportunidade de empreendedorismo


O
desenvolvedor de aplicativos é um dos novos profissionais que se  especializam em reunir dados, identificar problemas, descobrir soluções e desenvolver um produto que cabe na palma da mão (smartphones e tablets).

O profissional da área de jogos atua no desenvolvimento de aplicativos de entretenimento, educação, saúde e áreas afins, atuando desde a concepção e passando pelas etapas mais distintas de produção, que correspondem ao game design, roteirização, produção de arte 2D ou 3D, sonorização e pós-produção.

 

Confira a lista dos selecionados:

 

CRE

CIDADE

ESCOLA

NOME DA EQUIPE

NOME DO PROFESSOR/COORDENADOR DA EQUIPE

NOME  DOS ALUNOS DA EQUIPE

27ª

Canoas

Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita

Defensores

Wagner Mendonça Camargo

Breno Gabryel Pires, Renan Gomes Iglesias , Ruan Peres Paixão  

14ª

Santo Ângelo

Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio 

MPV

Nilva Teresinha Kraemer De Bastos

Miguel Mombach Foza, Pedro Nicolas Munareto Martins, Vitor De Lima Jardim

27ª

Canoas

Escola Estadual de Ensino Básico Santa Rita.

Veeo- vida escolar em ordem

Rosalino da Rosa Júnior

Thais de Castro Balestrin, Pedro Henrique Rufino Marquadt, Renan da Cruz Marques

17ª

Santa Rosa

Escola Estadual De Educação Básica João Xxiii 

RECICLà

Mauri José Klein

Anderson Venzke Backes, Leonardo Karling Sonco, Marina Welter Braun

25ª

Soledade

Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada 

Clean World

Josiani Givanella Morgan

Genilson Pereira Kuhn, Carlos Alberto Schmidt Dreyer Junior, Isadora Regina Bello de Carvalho

24ª

Cachoeira Do Sul

E E E B Padre Affonso Diehl 

UAIFAI

Anadir Faller Arnt

Bruno Kinnol, Jhonny Segatto Unfer ,Yago Silveira Segatto

28ª

Gravataí

Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina 

Maximus

Rosane Pinto Mena

Jader Mewerz dos Santos, Luciano Maximiliano Chaves Nunes

35ª

São Borja

Escola Estadual Lucas Araujo de Oliveira 

Lucas em Ação /Lucas Araujo Soluções

Lissara Bittencourt Fagundes

João Otávio Martinuzzi Brum, Raysson Cardoso Santos

16ª

Bento Gonçalves

Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara 

Start Mestre

Vanesa Colle

Samuel Barreto da Silva, Felipe Ferraz Marcon, Franciele Scheibel Coser

Passo Fundo

Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino

Capitães planeta

Cleusa Dal Cero Capellari

 Gabriele Brambilla, Patricia Titton 

 

Secretaria da Educação