Escola estadual avança no Prêmio Gestão Escolar

Wolfram Metzler, de Venâncio Aires, está na etapa regional e busca vaga na etapa nacional

Prêmio Gestão Escolar
Prêmio Gestão Escolar - Foto: 6ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

As escolas estaduais de ensino médio Wolfram Metzler, de Venâncio Aires, e a Escola Estadual de Ensino Básico Neuza Mari Pacheco , de Canela, são as duas melhores colocadas na etapa estadual do prêmio Gestão Escolar. O concurso nacional é coordenado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias do Estado (Consed), e desde 1998 vem se consolidando como uma estratégia para o fortalecimento da gestão escolar. A primeira colocada vai agora para a etapa regional (região Sul) e, se chegar à etapa nacional, pode ganhar o título de Escola Referência do Brasil.

As entidades estudantis são convidadas a envolver-se em um processo de autoavaliação da sua gestão, além de programas internos e melhoria de projetos que serão avaliados nas etapas municipais, estaduais, regionais e por fim, nacional. Em todo o Rio Grande do Sul, 189 escolas se inscreveram no programa. A primeira colocada da etapa estadual vai receber o prêmio nos dias 30 e 31 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina.

A EEEB Neuza Mari Pacheco, da área da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ficou em segundo lugar. A EEEM Wolfram Meltzer, pertencente à área da 6° CRE, foi selecionada em primeiro lugar à próxima etapa na qual concorre pela Região Sul do país. A escola tem diversos projetos com os alunos do Tempo Integral e Curso Técnico em Agroindústria, os quais abastecem boa parte da merenda escolar com a produção de hortaliças, mel, ovos, frango, gado e porcos, que dão base às 800 refeições diárias para mais de 500 alunos. Há também um projeto pioneiro no Estado que consiste na criação de uma rádio escolar, cuja administração é feita por parte dos alunos e professores como atribuição de disciplina do currículo escolar, e foi inspiração para implementação de projeto semelhante em outras escolas.

Confira mais fotos

Aspectos positivos da escola foram determinantes para a premiação, como participação dos pais, desenvolvimento de atividades referentes ao meio ambiente e agropecuária, presença ativa nos demais programas da Seduc e atuação em feiras que levam os projetos da escola para o conhecimento da comunidade.

A próxima etapa regional terá a participação da diretora da escola, Élida Maria da Rosa Klamt, que deverá produzir material que compile todas as atividades e valores da escola, e será apresentado aos jurados. “É um sonho para o corpo docente e a comunidade escolar. Vamos com a certeza de que a nossa escola é linda, viva, sustentável e acolhida por pessoas que trabalham diariamente para que se torne referência em aprendizado”, disse a diretora.