Encontro debate qualificação da gestão das escolas agrícolas

Na ocasião, a Seduc entregou, às instituições de ensino, drones que serão utilizados em projetos pedagógicos - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu, nesta quarta-feira (5), um workshop de encerramento das ações do Programa de Qualificação das Escolas Agrícolas em 2018. O encontro, ocorrido na Escola Senac Gestão e Negócios, teve o objetivo de apresentar boas práticas de gestão desenvolvidas ao longo do ano nas 26 escolas agrícolas estaduais. Na ocasião, também foram entregues, às instituições de ensino, drones que serão utilizados como ferramenta na elaboração de projetos pedagógicos em sala de aula.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, agradeceu o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino e destacou a necessidade de as escolas agrícolas estarem afinadas com um setor altamente competitivo que, de acordo com ele, é o agronegócio. “Esta grande parceria desenvolvida com o Senac, o PGQP e o Sebrae deve continuar, independentemente da gestão que assumir a partir do próximo ano. Este é um grande acréscimo para os nossos alunos melhorarem, cada vez mais, a sua aprendizagem”, explicou.

Conforme o diretor regional do Senac no Rio Grande do Sul, José Paulo da Rosa, o trabalho realizado com as escolas agrícolas foi o de implantar um modelo de excelência em gestão. “Foi um prazer muito grande poder fomentar a qualificação da gestão das instituições de ensino e incentivar o desenvolvimento de práticas que criassem um engajamento com foco na temática do empreendedorismo”, enalteceu.

Para o superintendente do Sebrae, Derly Fialho, é muito importante despertar a cultura e o espírito do empreendedorismo nos jovens. “As pessoas que empreendem são aquelas que geram as grandes transformações e mudam o mundo em direção ao futuro”, destacou.

Presenças

Ainda estiveram presentes no encontro o diretor-Superintendente da Suepro, Mauro Rosso; a diretora-pedagógica da Suepro, Rossana Padilha Negreira; as representantes do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Daniela dos santos e Manoela Schneider; além de demais representantes das 26 escolas agrícolas estaduais.