Encontro em Ijuí encerra etapa de capacitação de diretores para uso de R$ 40,7 milhões para obras de reformas

"Este é um belo exemplo de ação de governo, quando todos os setores se articulam para um mesmo propósito", afirma Krumennauer

Na região do 4º polo, serão 54 escolas contempladas, em um total de R$ 9.850 milhões - Foto: 36° CRE/ Vania Simon de Miranda
Por Luiz F. Aquino
EDIT 4
Escola Estadual Rui Barbosa, o Ruizinho, no Centro de Ijuí, teve lotação máxima para acompanhar o evento - Foto: 36° CRE/ Vania Simon de Miranda

O imponente prédio octogenário da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, o Ruizinho, no Centro de Ijuí, foi o palco da última etapa da capacitação realizada com 301 diretores de escolas estaduais sobre a utilização de R$ 40,7 milhões, via Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), na tarde desta sexta-feira, 21. Na região do 4º polo, que abrange nove coordenadorias regionais de educação (9ª, 10ª, 14ª, 17ª, 20ª, 21ª, 32ª 35ª e 36ª), serão 54 escolas contempladas, em um total de R$ 9.850 milhões, com o limite de R$ 150 mil por instituição.

O secretário de Educação Ronald Krummenauer, que coordenou todas as quatro capacitações – São Leopoldo (14/7), Caxias do Sul (19/7), Santa Cruz (20/7) e Ijuí (21/7) –, junto com técnicos do Planejamento, Governanças e Gestão (SPGG), além da Central de Licitações (Celic), do Sistema Geral de Obras (SGO) e da Contadoria e Auditoria-Geral (CAGE), vinculadas às pastas da Administração dos Recursos Humanos (Smarh), de Obras Públicas (SOP) e da Fazenda (Sefaz), destacou a participação ativa das direções de escolas, das coordenadorias de educação e de obras. “Este é um belo exemplo de ação de governo, quando todos os setores se articulam para um mesmo propósito, neste caso, as melhorias das condições das escolas”, ressaltou Krummenauer.

Segundo o secretário, ao final de 2018, mais de 600 escolas terão recebido obras de reforma de melhorias. A previsão é de que essas obras que estão se iniciando agora estejam concluídas em um prazo de um ano. “Se mantivermos esse cronograma de trabalho, existe a possibilidade de buscarmos recursos para outras escolas, mas isso vai depender da nossa capacidade de ação coordenada, por isso a importância dessas capacitações, para que tudo ocorra dentro do rigor técnico”, ponderou secretário.

O dinheiro para as escolas foi repassado na modalidade “autonomia financeira”, ou seja, as próprias direções serão encarregadas pela definição do que precisa ser feito, pela montagem das comissões de licitação (por meio de carta convite), encaminhamento de projetos, contratação das empresas, fiscalização e pagamento. Para isso, terão o apoio de técnicos de todas as secretarias. Em uma mensagem gravada em vídeo, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importância da participação dos círculos de pais e mestres no acompanhamento desse processo, já que se trata de uma conquista das comunidades. “Não se faz mudanças sem trabalho”, afirmou o governador.

Diretores e gestores participaram da capacitação na tarde desta sexta-feira (21) - Foto: 36° CRE/ Vania Simon de Miranda