Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro na Capital abre calendário anual de atividades da Educação Fiscal

Atividade reuniu coordenadores regionais, gestores municipais, professores e autoridades

Publicação:

SEDUC- RS - Na tarde desta quarta-feira, o Secretário de Educação Luís Alcoba de Freitas participou da Abertura do Seminário de Educação Fiscal realizado no hotel Plaza São Rafael. FOTO: RODRIGO RODRIGUES/SEDUC
Seminário Educação Fiscal - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Leonardo Ozório

Na presença do secretário de Educação, Luís Alcoba, do secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, coordenadores regionais de Educação, gestores municipais, professores e demais autoridades, foi promovido nesta quarta-feira (19), no auditório Itapema do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o Seminário Estadual de Educação Fiscal. O evento marca a abertura de uma série de encontros regionais e atividades programadas para 2017 cujo objetivo consiste em ampliar a percepção da sociedade sobre a importância dos tributos, bem como do controle social da destinação da arrecadação.

Coordenador do Grupo de Educação Fiscal Estadual do Rio Grande do Sul (GEFE/RS), Randal Guimarães enfatizou o engajamento dos professores com a causa no âmbito da formação do cidadão. "Acolhemos essa dedicação da educação, que nos traz uma mostra do que o Rio Grande do Sul desenvolve de melhor quando os assuntos são ética, cidadania e bons costumes", disse.

Homenageada pelo trabalho desempenhado à frente do GEFE/RS entre 2015 e 2016, a ex-coordenadora Márcia Helena Neri Martins recordou a parceria firmada com a Seduc, que possibilitou a implementação do curso de disseminadores de Educação Fiscal.

O secretário Alcoba, por sua vez, lembrou da mobilização das atividades no último ano, ocorridas em 16 regiões do Estado. "Trata-se de um assunto que vai além de uma questão de governo: é uma política de Estado que precisa ser trabalhada independente da gestão. Temos que fazê-la chegar aos estudantes para que, desde cedo, possam ter conhecimento do tema", reforçou.

O seminário ainda apresentou instituições que obtiveram destaque ao longo de 2016. Na oportunidade, elas receberam placas condecorativas pelo desempenho no projeto de Educação Fiscal.

Criado pela Lei Estadual nº 11.930/03, o Programa de Educação Fiscal tem a missão de contribuir para a formação do cidadão, ampliando a percepção da sociedade em informações importantes como o combate à sonegação e aplicação dos recursos arrecadados pelo tesouro estadual. Os próximos seminários já estão programados para ocorrer em Santa Maria e Carazinho, nos dias 11 e 19 de maio, respectivamente.

Presenças

Participaram da solenidade o subsecretário da Receita Estadual, Mário dos Santos; o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher; o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto; o contador e auditor-geral do Estado, Álvaro Fakredin; o superintendente da Receita Federal da 10ª Região Fiscal, Paulo Silva da Paz; e o prefeito municipal de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso.

Secretaria da Educação