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Ensino Médio em Tempo Integral beneficia estudantes da Escola Adelina da Cunha

Colégio de Parobé irá agregar cinco disciplinas, além de aulas de robótica e informática

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Escola Estadual de Ensino Médio Adelina da Cunha, do município de Parobé, funciona em Tempo Integral
Escola Estadual de Ensino Médio Adelina da Cunha, do município de Parobé, funciona em Tempo Integral - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

A Escola Adelina da Cunha, no município de Parobé, é uma das nove instituições de ensino que começaram o ano letivo de 2019 com a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral. A instituição de ensino, que conta atualmente com mais de 400 estudantes, irá acrescentar mais cinco disciplinas no seu currículo, além de agregar aulas de robótica, qualificar os laboratórios de informática, ampliar a rede de internet e oferecer atividades pedagógicas ao longo do dia.

Conforme a assessora do Programa Escolas em Tempo Integral, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Elida Maria Montani, os primeiros meses de implantação do programa na escola são de adaptação dos alunos ao novo modelo pedagógico em Tempo Integral. “Este é um momento de muito trabalho, tanto por parte da Seduc, como por parte da direção e dos professores da instituição de ensino, para que o atendimento aos alunos esteja 100% funcionando”, explica.

Os 79 alunos que começaram o programa no 1º ano do Ensino Médio terão disciplinas de Estudo Orientado, Culturais Juvenis, Língua Espanhola, Projeto de Pesquisa e Projeto de Vida, em que serão trabalhados temas relacionados ao autoconhecimento, e perspectivas para o futuro, como explica a diretora da escola, Cinara da Silva:

 “A implantação do Ensino Médio em Tempo Integral vai ao encontro das necessidades dos alunos da região. Na nossa comunidade os adolescentes buscam uma qualificação para o seu futuro profissional e tenho certeza que as mudanças no currículo irão acrescentar na formação deles”, destaca.

A professora de Língua Portuguesa, Literatura e Estudo Orientado, Márcia Borges Bueno, revela que os estudantes estão recebendo bem as novidades do Tempo Integral. “No início, sempre existe uma apreensão, mas ela vem acompanhada de uma expectativa muito boa. Tenho recebido relatos, inclusive, de alunos de outras séries que já gostariam de estar cursando o Tempo Integral”, conta.

Aprendizado para o futuro

A estudante Talita Tormes, de 16 anos, ingressou recentemente no Tempo Integral. Para ela, o novo currículo estimula o conhecimento. “Estou achando maravilhoso. As matérias nos incentivam a pensar em cursar a universidade e a ter um futuro profissional de qualidade”, afirma.

Jaqueline da Silva, de 15 anos, colega de Talita, destaca que além de favorecer a criatividade e estimular a vontade de aprender, a nova modalidade de ensino melhora a convivência entre os estudantes. “Ao conviver mais com os colegas ficamos unidos e mais próximos dos professores. Eu estou adorando”, diz.

Estado terá mais nove escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

O Estado do Rio Grande do Sul iniciou o ano letivo de 2019 com nove escolas a mais de Ensino Médio em Tempo Integral. As instituições de ensino irão se somar às outras 12, implantadas no ano de 2018, que são mantidas com recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa, que vai beneficiar mais de 2,5 mil estudantes, terá o repasse de R$ 5,2 milhões para a aquisição de equipamentos (laboratórios, material esportivo, adequações dos espaços físicos), formações de professores e projetos culturais das escolas.

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