Escola de Segredo realiza sua primeira Mostra de Robótica

Evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Zoila Portela.

1ª Mostra de Robótica gera engajamento de toda comunidade escolar
1ª Mostra de Robótica gera engajamento de toda comunidade escolar - Foto: Nilzo Machado/24ªCRE
Por 24ª CRE/Seduc

A Escola Estadual Zoila Portela, de Segredo, promoveu uma Mostra de Robótica no ginásio da comunidade na semana passada. O evento, organizado em conjunto com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, foi o primeiro desse tipo na região. Paralelamente à mostra, também aconteceu na escola a Feira do Conhecimento, que teve como foco o uso das tecnologias.

Alunos de todas as séries e professores das diferentes áreas participaram das atividades de robótica, organizadas na forma de desafios em equipe, como corrida de carrinhos controlados remotamente, montagem de protótipos de motores elétricos com custo de até R$ 3 e exercícios de lógica. Entre as cinco equipes participantes, o grupo Transformers foi o que alcançou a maior pontuação nas tarefas.

De acordo com os organizadores, o trabalho com robótica gerou grande engajamento na escola e foi necessário ampliar a proposta com a promoção também da Feira do Conhecimento, onde os alunos mostraram projetos diversificados, desenvolvidos nas diferentes áreas . Vários brinquedos que utilizam recursos tecnológicos e até uma maquete de casa com iluminação garantida por energia solar que divertiram o público que circulou pela feira. Turmas de outras escolas e comunidade visitaram as bancas.

Também prestigiaram as atividades da Escola Zoila Portela a assessora de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Alcione Ethur, a coordenadora da 24ª CRE, Julieta Pereira Prestes, e o prefeito de Segredo, Valdir José Rodrigues. Para a Coordenadora Julieta, o sucesso da Mostra de Robótica e Feira do Conhecimento é resultado da busca da escola por uma educação de qualidade, o que se efetiva, entre outras ações, pelo engajamento na ideia proposta pelo NTE da 24ª CRE que é “unir tecnologia e conhecimento para tornar a aprendizagem mais criativa, dinâmica e significativa”. Julieta destacou, ainda, o trabalho em parceria com a prefeitura, que prestou apoio e cedeu espaço para o evento da Escola Zoila Portela.