Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Frederico Augusto Hannemann é a segunda do Estado a receber Sistema de Energia Solar

Parceria realizada por meio do Programa Escola Melhor irá beneficiar mais de 200 alunos do município de Vera Cruz

Publicação:

Foram instalados 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts
Foram instalados 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, do município de Vera Cruz, do Vale do Rio Pardo, é a segunda instituição de ensino do Estado a ser beneficiada com a instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. A parceria que foi viabilizada por meio do Programa “Escola Melhor Sociedade Melhor”, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com adesão da Philip Morris Brasil-Indústria e Comércio, contou com a instalação de 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts no valor de R$ 40.738.

Conforme a diretora, Rosane Marli Petry, a iniciativa irá beneficiar mais de 200 alunos e a expectativa é tornar a escola autossustentável na produção de energia em 2018. “Esta parceria não só representa uma economia para o Estado, mas também irá nos possibilitar realizar maiores investimentos na infraestrutura da escola”, explica.

Segundo a coordenadora do “Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor”, Dinalva Barbosa Mendonça, as escolas em todo o Estado estão entendendo a importância das parcerias e se articulando melhor com a comunidade. “Por meio do Programa as instituições de ensino estão percebendo que podem melhorar não somente os espaços físicos, mas também articular toda uma rede de apoio que pode auxiliar diretamente na aprendizagem dos estudantes”, destaca.

 Destaque -  Um dos destaques do Programa é a Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, que em 2016 foi beneficiada com um equipamento para captação de energia solar. Em parceria com a empresa JTI- Indústria Fumageira, foram instalados 25 painéis de 315 Watts, com capacidade de geração média de 945 KW por mês, o que representa 80% da necessidade mensal de energia elétrica da instituição de ensino. Em agosto de 2017, a Escola também foi reconhecida com o Selo de Energia Solar, concedido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal). Outro fator de relevância do programa Escola Melhor, foi a grande participação da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A todo, foram firmadas 152 parcerias nas escolas da região.

Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?

 A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.

Escola José Luchese é premiada com o Selo de Energia Solar

 

Secretaria da Educação