Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Matias de Albuquerque promove projeto de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Trabalho inclui ações de educação financeira, saúde, diversidade e alimentação saudável

Publicação:

Estudantes da Escola Matias de Albuquerque plantando folhas de alface na horta escolar
Estudantes da Escola Matias de Albuquerque plantando folhas de alface na horta escolar - Foto: Ascom Seduc
Por Ascom Seduc

 Sustentabilidade e Meio Ambiente são os principais temas que a Escola Matias de Albuquerque, do bairro Juca Batista, de Porto Alegre, promove na formação dos alunos. De forma lúdica, a instituição de ensino utiliza o projeto "A Caminho de uma Escola Sustentável" para integrar ações de educação financeira, saúde, diversidade e alimentação saudável.

Na horta, os alunos plantam os produtos e utilizam adubo orgânico elaborado no próprio pátio. São cultivados os seguintes alimentos: espinafre, beterraba, cenoura, couve, alface, temperos verdes e morangos. Os professores utilizam esta ferramenta pedagógica para ensinar a origem dos legumes e verduras e explicar a importância dos nutrientes.  

Alimentação saudável faz parte do cardápio da Escola Matias de Albuquerque
Alimentação saudável faz parte do cardápio da Escola Matias de Albuquerque - Foto: Ascom Seduc

Outro elemento importante no projeto é a reciclagem do lixo. O descarte em locais apropriados e o uso da criatividade, na composição de brinquedos e jogos pedagógicos, colaboram no conhecimento dos estudantes, como explica a diretora, Cláudia Campos: “O trabalho pedagógico de meio ambiente e sustentabilidade funciona de forma complementar. É fundamental que o aprendizado dos alunos na instituição de ensino seja multiplicado para a comunidade”, destaca.

Casinha de Cachorro

A escola também faz um trabalho social de construção de casas para cachorros da comunidade. A elaboração é feita através de caixas de frutas forradas com a parte contrária de caixinhas de leite, não permitindo a passagem da água.

O aluno do quarto ano, João Afonso, conta que construiu duas casinhas para os cães de sua família: “Meu pai ajudou a construir uma, mas eles não gostaram, então eu dei para a minha irmã que tem uma cadela que dormia no frio”, afirma.

Diversidade na escola

Outro tema introduzido aos alunos da Matias de Albuquerque é a diversidade. Além de histórias identificadas com a cultura afro brasileira e a influência de autores negros, como Oliveira Silveira, os estudantes aprendem, também, a ter respeito com colegas e familiares. Nas paredes da escola estão escritas mensagens de amor, paz e respeito ao próximo. O objetivo é fazer com que as crianças levem esses valores aos familiares. 

Confira mais fotos

 

Secretaria da Educação