Escola Melhor completa quatro anos e obtém doações no valor de R$ 3,6 milhões

Ao todo, 1.200 escolas foram beneficiadas e 735 parcerias foram consolidadas

Entrega dos certificados aos parceiros das escolas da região da 3ª CRE aconteceu no dia 29 de novembro - Foto: Seduc

Instituído pelo governador, José Ivo Sartori, no ano de 2015, o Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, coordenado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (10), o balanço oficial dos seus quatro anos de atividades com o recebimento de doações no valor de R$ 3.627.156,43. A iniciativa, que incentiva a melhoria do ensino da rede pública estadual, através da participação da comunidade escolar, já beneficiou 1.200 escolas e conta, atualmente, com 735 parcerias. Somente em 2018, foram 313 parcerias consolidadas com recursos obtidos na ordem de R$ 1,7 milhões.

Quanto ao balanço, a coordenadora estadual do programa, Dinalva Barbosa Mendonça, avalia que um dos maiores ganhos do Escola Melhor é o fortalecimento da relação de transparência entre o doador e a instituição de ensino. “Este trabalho, realizado desde 2015, trouxe saldos extremamente positivos. No Estado, várias obras de construção e reformas foram feitas totalmente com o auxílio de empresas e pessoas físicas”, salienta.

Encontro das Coordenadorias Regionais de Educação

Na última terça-feira (4), no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), ocorreu o encontro das Coordenadorias Regionais de Educação.  Durante o evento, foram apresentados os relatórios e os principais resultados do programa, nos últimos quatro anos, já consolidados no Acordo de Resultados, no Sistema de Monitoramento Estratégico do Governo do Estado.

Entrega de certificados

No dia 29 de novembro ocorreu a entrega dos certificados aos parceiros das escolas da região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento, ocorrido nas dependências da Câmara de Vereadores de Lajeado, contou ainda com a presença da coordenadora, Greicy Weschenfelder, de diretores de escolas e demais representantes da comunidade escolar da região. Na última quinta-feira (6), a entrega do certificado ocorreu em Ijuí, na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Desta vez, a certificação foi entregue ao coordenador, Cláudio Souza, e à assessora do Programa Escola Melhor na 36ª CRE, Lídia El Ali.

Relatório de parcerias em 2018

Tipo de Doação

Quantidade

Valor Total

Bens de consumo

79.829,35

Consumo patrimônio

794.468,82

842.679,68

1.716.977,85

Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor

Instituído pela Lei nº 14.734, o Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor quer contribuir com a melhoria do ensino na Rede Pública Estadual. O objetivo é fazer um grande mutirão de recuperação dos prédios escolares, envolvendo toda a sociedade na busca pela qualidade da educação gaúcha. Por meio do Programa, empresas e pessoas físicas podem firmar parcerias com as escolas de forma transparente e com o aval da comunidade.

Para a instituição de ensino participar, a direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar, e preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e fazer sua adesão. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Plano de Necessidades.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-4758 ou pelo link Escola Melhor.

Confira mais fotos