Escola Melhor e Bolsa Família promovem formações na 19ª CRE

Encontros ocorreram entre os dias 20 e 22 de março, em Santana do Livramento

Formações contaram com a presença de representantes dos cinco municípios que abrangem a região da 19ª CRE - Foto: Seduc

Os programas Escola Melhor: Sociedade Melhor e Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família, ambos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), promoveram, entre os dias 20 e 22 de março, formações com as secretarias municipais de Educação e diretores de escolas, dos cinco municípios de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento. Os encontros, realizados na sede da coordenadoria, tiveram o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos respectivos representantes para o bom andamento dos programas no decorrer de 2018.

De acordo com a coordenadora do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, Dinalva Mendonça, é fundamental que os representantes das CREs compreendam as informações disponibilizadas e formalizem adequadamente as parcerias. “Este período, de início do ano letivo, é importante para que estes pontos principais sejam esclarecidos. A formalização correta das doações abre portas para que novas parcerias sejam realizadas”, explica.

Para a coordenadora do programa Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família, Carolina Messa, é fundamental que os gestores municipais acompanhem o calendário de 2018 e seus prazos, além de saber preencher corretamente os formulários de frequência. “Se os prazos das informações forem perdidos, aqueles dados não poderão ser mais inseridos. Além disso, o município também deixa de receber investimentos", destaca.

Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-4899 ou pelo link Escola Melhor.

Programa Bolsa Família

Os critérios do Bolsa Família são geridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS), e pactuados com estados e municípios. Em relação à educação, o programa exige que crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos tenham frequência escolar mínima de 85% da carga horária mensal. Os alunos de 16 e 17 anos devem apresentar frequência escolar mínima de 75%.

O acompanhamento da presença dos alunos beneficiários e a verificação dos motivos que causam as faltas à escola estão entre as principais estratégias adotadas pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. O monitoramento da situação dos estudantes é realizado pela Secretaria Estadual de Educação, por meio da Coordenação Estadual da Frequência Escolar. Este grupo atua no apoio aos municípios gaúchos, ao articular as atividades de acompanhamento desenvolvidas pela Rede Estadual e operadores municipais.