Escola Melhor promove capacitações nas regiões de Passo Fundo e Erechim

Encontros ocorreram nos últimos dias 9 e 10 de novembro e contaram com a presença de mais de 200 gestores de escolas

Encontro em Passo Fundo ocorreu no último dia 9 de novembro e reuniu 114 diretores - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com o objetivo de motivar a participação das instituições de ensino e incentivar a formalização das parcerias já existentes, qualificando os educadores para a formalização das adesões, o Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor, por meio do Departamento de Articulação com os Municípios-DAM, da Secretaria Estadual de Educação, promoveu nos últimos dias 9 e 10de novembro dois encontros de capacitação. O primeiro, ocorrido em Passo Fundo, na Faculdade Anhanguera, abrangeu os 31 municípios da 7° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e contou com a presença de 114 diretores de escolas estaduais. O segundo encontro, ocorrido no dia 10 em Erechim, no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, contou com a participação de 98 gestores.

Encontro em Erechim, no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, contou com a presença de 98 gestores no último dia 10 - Foto: Seduc

Ao todo, 18 coordenadorias regionais de educação já receberam as capacitações, beneficiando um total de 1.405 escolas em todo o Estado. Atualmente existem 662 adesões e 400 parcerias consolidadas.

Conforme a coordenadora do Programa Escola Melhor, Dinalva Mendonça, a capacitação buscou sanar todas as dúvidas dos gestores, salientando que a adesão é necessária para dar maior transparência às doações recebidas e valorizar as parcerias. “Todos os passos são realizados através do sistema ISE que também conta um espaço de orientações. Após a realização do procedimento a escola estará plenamente apta e legalmente registrada para receber os recursos de suas parcerias. Deste modo, a instituição de ensino poderá economizar verbas próprias e investir em outros projetos em benefício dos alunos”, destaca.

A coordenadora ainda ressalta o número expressivo de parcerias firmadas na região da 15° CRE. "A região de Erechim está de parabéns pelo seu empenho. São 11 escolas aderidas ao programa e 141 parcerias", destaca.

Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.