Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Raul Pilla é exemplo de prevenção do Aedes aegypti

Equipe do Programa Saúde na Escola visitou a instituição de ensino nesta sexta (30)

Publicação:

Equipe do Programa Saúde na Escola visitou a Escola Raul Pilla nesta sexta (30)
Equipe do Programa Saúde na Escola visitou a Escola Raul Pilla nesta sexta (30) - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

O Dia D de combate ao Aedes aegypti, que ocorreu nesta sexta-feira (30), foi realizado em todo o país. Aproveitando a data, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), promoveu, na Escola Raul Pilla, da Capital, uma ação de conscientização sobre os principais cuidados em relação ao meio ambiente e a prevenção do mosquito.  Durante o encontro, a direção da instituição de ensino mostrou as atividades pedagógicas realizadas com os alunos, ao longo do ano, que incluem uma horta escolar, uma plantação de árvores nativas e o reaproveitamento de materiais recicláveis que poderiam se tornar foco de proliferação do mosquito.

A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Departamento Pedagógico da Seduc, Caren Fortunato, elogiou a iniciativa e ressaltou a necessidade de aumentar as ações de combate ao mosquito vetor de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya. “Com a chegada do verão e o início do período de chuvas é essencial que o monitoramento se torne mais frequente. Felizmente, nós temos ações como esta que ocorrem durante o ano letivo e evitam a proliferação do Aedes”, destacou.

O vice-diretor da Escola Raul Pilla, Sérgio Campos, explicou que, para a criação da horta escolar, foram reutilizados abrigos de paradas de ônibus e pneus velhos descartados pela comunidade. “Muitas vezes as pessoas jogam lixo no entorno da escola e nós procuramos conscientizar os jovens a reaproveitar o material cuidando do meio ambiente. Assim, eles previnem o mosquito e produzem alguns alimentos que são servidos na refeição”, destacou.

O aluno Gabriel Kretzmann, de 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio, contou as vantagens de ter participado, ao longo do ano, de atividades práticas e teóricas sobre a horta escolar. “Eu aprendi a plantar e consegui entender a importância de consumirmos alimentos saudáveis”, enalteceu.

Dia D de Combate ao Aedes aegypt

Municípios de todo o País estão mobilizados em ações para o combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira, 30, quando é realizado o dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e o vírus da Zika.

Desde o início da semana, segundo o Ministério da Saúde, estão sendo realizadas atividades de conscientização e busca de criadouros do mosquito em todos os Estados. Ao todo, 210 mil unidades públicas e privadas participam do mutirão, incluindo escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Foram registrados no Brasil, em 2018, 228.042 casos de dengue e, no mesmo período do ano passado, foram 226.675. O número de óbitos apresentou queda, passando de 173 mortes (2017) para 136 (2018).

Em 2017, foram registrados 183.281 casos de Chikungunya no Brasil e, neste ano, o número caiu para 82.382. Em relação às mortes, o número passou de 183 para 35. No caso da Zika, a queda em relação ao ano passado foi de 54%: de 16.616 casos para 7.544 casos prováveis da doença. Neste ano, duas pessoas já morreram.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A articulação entre estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde é a base do programa.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo saúde e educação integral.

Confira mais fotos

Secretaria da Educação