Escolas da 4ª CRE realizam exposição Lugares de Memória e Conexões Possíveis

Atividade faz parte da 16º Semana Nacional de Museus e tem como tema Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos

Projeto em Caxias
Projeto em Caxias - Foto: 4ª CRE/Seduc
Por Ana Denise Rosa

Alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de sete escolas de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) fizeram um belo resgate de sua história. A iniciativa, realizada por meio de projeto idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e conduzida pela Secretaria Municipal da Cultura/Museu Municipal de Caxias do Sul, propôs uma aproximação entre os museus e a sociedade - mais precisamente, com o público jovem. Diante da proposta, o que seria mais adequado do que envolver as escolas no projeto? Assim, foi feito o convite para as escolas particulares e das redes municipal e estadual. Das 18 escolas que abraçaram o projeto, sete são da rede estadual.

Confira mais fotos

Os professores foram orientados a conduzir seus alunos a buscar as origens da sua escola e da comunidade em que está inserida. Foram realizadas visitas às organizações culturais do município para que os alunos tivessem subsídios. Cada escola adaptou a proposta à sua realidade, mas todas têm um ponto em comum: nenhuma considera seu projeto como finalizado, o que indica que a proposta terá continuidade.

Uma das etapas foi a confecção de banners temáticos de cada instituição, explicando um pouco do projeto, que permanecerá em exposição itinerante em importantes pontos da cidade, dentre eles Smed, 4ªCRE, Câmara de Vereadores, Centro Municipal de Cultura dr. Henrique Ordovás Filho e prefeitura.

Exposição na 4ªCRE
Na manhã de quarta-feira (6), foi realizada a abertura da exposição dos banners das escolas estaduais na sede da 4ª CRE. Também houve o relato das experiências por parte dos professores envolvidos, com a presença da coordenadora da CRE, Janice Moraes, da coordenadora pedagógica, Ivanete Rocha de Miranda, e das assessoras do Departamento Pedagógico, Vera Hoffmann e Lúcia Bombassaro.

“Todas escolas começaram com alguém que sonhou. E esse sonho está vivo agora”, destaca Ivanete Rocha. “Nossas escolas fizeram um belo trabalho. Esse resgate de identidade é muito importante, pois as conexões entre passado e presente fundamentam um futuro mais promissor”, completou a coordenadora Janice. Conforme a Coordenadoria, os banners ficarão expostos no local até 27/6, quando seguirão para o Espaço Cultural Mário Crosa, na Câmara de Vereadores.

Confira as escolas estaduais participantes:

Irmão José Otão
Cavalheiro Aristides Germani