Escolas do Interior começam o ano letivo

Alunos de 315 estabelecimentos, pertencentes a 21 CREs, deram início às atividades de 2018

11ª CRE fez evento na Câmara de Vereadores de Osório
11ª CRE fez evento na Câmara de Vereadores de Osório - Foto: 11ª CRE
Por Tayná Schultz

A maior parte da rede estadual (pelo menos 60%) começa as aulas dia 26 de fevereiro. Mas no Interior, para se adaptar ao calendário das escolas municipais, 315 escolas de 21 coordenadorias da rede iniciaram nesta segunda-feira, 19. A medida é necessária porque o transporte escolar, por questão de logística, é feito (e pago) de forma conjunta entre o Estado e os municípios.

Em Caxias do Sul e em Erechim, 39 estabelecimentos de ensino já tiveram o início das atividades. A abertura do ano letivo na região da 11ª CRE, em Osório, na semana passada, teve a participação do coral infanto-juvenil de Barra do Ouro e contou com a presença das 102 diretoras na Câmara de Vereadores de Osório.

Em Santa Maria, região da 8ª Coordenadoria, o evento de início do ano letivo irá reunir a comunidade escolar nesta terça-feira, 20, no Instituto São José.  A 35ª CRE, de São Borja, vai realizar a abertura do ano letivo com eventos em parceria com a Unipampa - Campus de São Borja e URI - campus de Santiago. Os palestrantes convidados vão desenvolver seus trabalhos junto à CRE. Os eventos irão ocorrer nos dias 22, em São Borja (para os municípios de São Borja, Maçambará, Itacurubi e Garruchos), e 23, em Santiago (para Santiago, Capão do Cipó e Unistalda). Em São Leopoldo, a 2ª CRE realiza sua programação no dia 28.

Recuperação – As escolas que estão em recuperação de greve terão o início de ano letivo posterior. Cerca de 1% das escolas, só em abril – a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estuda caso a caso e ainda trabalha para que, mesmo nestes estabelecimentos de ensino, as aulas terminem até dezembro de 2018.